Seplag e EGPCE finalizam módulos do Projeto Integrado de Preparação para Aposentadoria – PIPA
28 de julho de 2025 - 09:29 ##autonomia ##qualidadedevida #aposentadoria
Na manhã desta quinta (24), a Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Promoção da Qualidade de Vida do Aposentado (Copai), em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, finalizou o curso “Novos Caminhos, Novas Inspirações”, do Projeto Integrado de Preparação para Aposentadoria – PIPA 2025.
A formação híbrida foi dividida em seis módulos semanais, contemplando policiais militares aptos à reserva da Polícia Militar do Ceará – PMCE e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará – CBME, além de servidores públicos aptos à aposentadoria da Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA e do Tribunal de Justiça do Ceará – TJCE.
O módulo inicial expôs uma perspectiva geral da adaptação à nova condição de aposentado. Na semana seguinte, a temática central abordou a preservação da autonomia, ressaltando a capacidade mental de compreender e resolver problemas do cotidiano e o estímulo à independência física. A terceira semana enfatizou os aspectos físicos relacionados à capacidade funcional, como o autocuidado, a dependência: alcoolismo e drogas, além dos cuidados com o equilíbrio mental: depressão, ansiedade, estresse pós-traumático.
O quarto encontro teve como abordagem a autonomia financeira, apresentando conceitos e orientações sobre como identificar as receitas e despesas no orçamento mensal, a fim de otimizar o uso dos recursos, por meio de um planejamento para a aposentadoria. Intitulado “Tecnologia Preservando a Autonomia”, o quinto módulo apresentou o uso da inteligência artificial, além da transformação de barreiras tecnológicas em plataformas amigáveis, buscando orientar como se preparar para a transição ocupacional.
A fomação foi finalizada com a palestra online “Conhecimento Legal e Autonomia”, que destacou a preservação da capacidade funcional relacionada com as atividades instrumentais e avançadas da vida diária. A secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França, afirmou que envelhecer mantendo a integridade desses aspectos é um dos objetivos principais para manter a qualidade de vida, por intermédio da priorização dos aspectos da saúde mental e equilíbrio emocional.
Para Guirlanda Ponte, coordenadora da Copai, a missão do curso foi auxiliar preventivamente sobre as mudanças que serão enfrentadas e sobretudo apresentar as oportunidades para pensar e planejar esta nova fase depois da aposentadoria. Para ela, a ação desenvolvida foi fundamental para embasar qualquer que seja a decisão que os participantes venham a tomar. A formação foi realizada de12 de junho a 24 de julho, com transmissão em tempo real pelo canal do YouTube da EGPCE, e contou com mais de 120 participantes.