Caravana Ceará Um Só fortalece gestão pública no Sertão de Sobral

19 de agosto de 2025 - 11:49 # # #

Texto: Thamires Assunção. Fotos: Dennis Moraes

O município de Sobral recebeu, na última sexta-feira (15), a Caravana Ceará Um Só, iniciativa promovida pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE). O encontro, realizado no auditório da Universidade Federal do Ceará (UFC – Campus Sobral), reuniu representantes de 18 municípios que compõem a região do Sertão de Sobral e contou com a inscrição de 279 participantes.

O objetivo da Caravana é aproximar gestores municipais, servidores e lideranças locais de debates que fortalecem a administração pública, criando condições para que as políticas públicas sejam aplicadas de forma mais integrada e eficiente em todo o Estado.

Papel da Escola de Gestão Pública 

Durante o evento, o diretor da EGPCE, Saulo Braga, destacou a relevância da formação continuada dos servidores públicos e o papel da EGPCE na construção de um Estado mais justo e equilibrado.

“A Escola existe para apoiar e qualificar os profissionais da administração pública. Quando investimos na formação dos servidores, fortalecemos a máquina pública, mas, sobretudo, a entrega de serviços que impactam diretamente a vida da população. A Caravana Ceará Um Só é uma oportunidade de compartilhar experiências, ouvir as demandas locais e construir soluções conjuntas”, afirmou.

Educação como motor de transformação

A professora e ex-governadora Izolda Cela também integrou a programação, destacando a relevância da cooperação entre Estado e municípios para o fortalecimento das políticas públicas, em especial na área da educação.

“Considero muito significativa a iniciativa das caravanas de planejamento no Ceará. Elas contribuem para fortalecer, aperfeiçoar e aprimorar o trabalho de articulação e parceria entre as instituições. Sempre há espaço para avançar mais, e esse é um compromisso do governador Elmano e do secretário Alexandre Cialdini, que conduz com liderança essa atividade fundamental. Trata-se de um esforço voltado para o desenvolvimento com mais equidade e pautado na corresponsabilidade, que deve sempre prevalecer no Estado, independentemente das diferenças partidárias. O olhar deve estar voltado, sobretudo, para o bem da população, esse é o verdadeiro compromisso de todo bom servidor público”, afirmou.

Programação diversificada

A programação da Caravana foi marcada por palestras e debates que abordaram temas centrais para a gestão pública. Entre os destaques estiveram: Fazendo acontecer a governança, com o diretor da EGPCE, Saulo Braga; Panorama socioeconômico das regiões de planejamento do Ceará: região do Sertão de Sobral”, apresentado pelo diretor-geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Alfredo Pessoa; Como Estado e municípios podem consolidar os avanços educacionais no Ceará, com a professora e ex-governadora Izolda Cela; Conselho Estadual de Educação (CEE) – mobilizando os municípios na perspectiva de legalizar as instituições de ensino da região”, apresentado pela presidente do CEE, Ada Pimentel, além de painéis sobre a atuação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e do Programa Ceará Sem Fome, voltados à governança interfederativa e ao combate às desigualdades.

Integração regional

Com ampla participação dos municípios, a Caravana Ceará Um Só no Sertão de Sobral promove uma gestão pública colaborativa, capaz de ouvir as necessidades locais e traduzir essas demandas em políticas de impacto para toda a população cearense.