Caravana Ceará Um Só fortalece a gestão municipal nos Sertões de Inhamuns e Crateús
24 de setembro de 2025 - 16:57 ##GestãoPública ##governançainterfederativa #Conhecimento
Texto: Thamires Assunção e Lorena Maia. Fotos: Carlos Gorila e Gabriel Maia
A Caravana Ceará Um Só promoveu, nos dias 23 e 24 de setembro, encontros nas regiões do Sertão dos Inhamuns (Tauá) e do Sertão dos Crateús (Crateús), reunindo gestores públicos, técnicos e lideranças locais em uma agenda de cooperação e aprendizado coletivo. A iniciativa, conduzida pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), tem como objetivo fortalecer a integração interfederativa e disseminar práticas de inovação na gestão pública.
Sertão dos Inhamuns (Tauá)
A abertura do encontro contou com a presença do diretor da EGPCE, Saulo Braga, do secretário do Planejamento e Gestão (Seplag), Alexandre Cialdini, do presidente do Cetrede, Dimas de Oliveira, do secretário do Desenvolvimento Econômico (SDE), Domingos Filho, do gerente executivo de Desenvolvimento Territorial do Ceará do BNB, Ravel Mendonça, e de autoridades locais, como a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, prefeito de Aiuaba, Neto Feitosa, vice-prefeito de Arneiroz, Leonardo Araújo, além de secretários e técnicos dos municípios da região.
O evento registrou mais de 310 inscritos, de 5 cidades da região. Na ocasião, a EGPCE celebrou 3 Acordos de Cooperação Técnica com os municípios de Tauá, Aiuaba e Arneiroz, fortalecendo a integração do Governo Estadual com as gestões municipais.
A prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, destacou a relevância do evento para a região. “A Caravana Ceará Um Só é um movimento extraordinário que o estado promove para que a gente consiga, através de um diálogo social, pensar juntos quais são os nossos objetivos e os nossos desafios. Então, quando a caravana chega numa região para promover, juntamente com a Escola de Gestão Pública, uma série de oficinas de formações com o que há de melhor, com os temas que são tratados aqui, é tudo o que nós precisamos para o nosso crescimento pessoal e profissional”, avalia.
Sertão dos Crateús
O evento na cidade de Crateús foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e contou com a presença do diretor da EGPCE, Saulo Braga, do secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, do presidente do Cetrede, Dimas de Oliveira, do gerente executivo de Desenvolvimento Territorial do Ceará do BNB, Ravel Mendonça, além de autoridades locais como a prefeita de Crateús, Janaína Farias, o prefeito de Independência, William Vieira, o prefeito em exercício em Ipueiras, Joaquim de Deus, o vice-prefeito de Nova Russas, José Anderson, o vice-prefeito de Tamboril, Rayney Martins, a vice-prefeita de Ararendá, Camily Eduardo, e o prefeito de Novo Oriente, Eduardo Coelho.
Na ocasião, foram celebrados 7 Acordos de Cooperação Técnica com os municípios de Crateús, Independência, Ipueiras, Nova Russas, Tamboril, Ararendá e Novo Oriente. A 10ª edição da Caravana reuniu 493 participantes representantes de 21 cidades da região.
A prefeita de Crateús, Janaína Farias, reconheceu a iniciativa do Governo do Estado em prol dos municípios cearenses. “Eles estão aqui por um propósito só que é fazer com que esse município e a população tenham acesso a serviços públicos de qualidade e para isso a gente precisa ter realmente essa capacitação”, ressalta.
Oficinas Temáticas
O ponto central da programação em ambas as regiões foram as oficinas temáticas, que possibilitaram a troca de experiências e a construção conjunta de soluções para os desafios enfrentados pelos municípios. Entre os temas debatidos, estiveram:
Captação de Recursos – explorando programas como o Capta Ceará, além de modelos de Parcerias Público-Privadas e concessões;
Governança – com foco na transformação digital e nos desafios das contratações governamentais;
Reformas Tributária e Previdenciária – discutindo impactos para os municípios e estratégias de sustentabilidade previdenciária;
Gestão Pública Eficiente: Prevenindo Riscos e Irregularidades – trazendo contribuições do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para aprimorar a administração municipal.
Formação e Cooperação
Para o diretor da EGPCE, Saulo Braga, a realização das oficinas representa um marco no processo de formação continuada dos gestores municipais.
“Ao longo das Caravanas, estamos recebendo um feedback muito positivo do público sobre as formações que trazemos, pois são temáticas atuais e muito relevantes para a gestão municipal. Isso nos deixa ainda mais motivados para trazer o que há de melhor em boas práticas para o serviço público”, pontua.
A experiência também foi destacada pelos participantes, que ressaltaram a importância prática do conteúdo trabalhado para sua rotina de trabalho.
“Tínhamos aqui os municípios do Sertão dos Inhamuns, gestores municipais discutindo sobre a inovação, o uso da tecnologia como forma de buscar eficiência, praticidade, economicidade. Depois tratando da Governança, tratando da Lei de Licitação e Contratações, como tratarmos, planejarmos, as diversas ações públicas, de modo que garanta uma segurança jurídica e um serviço de qualidade sendo prestado para a população”, avalia o superintendente do Consórcio Público de Resíduos Sólidos do Sertão de Inhamuns, Carlos Nazareno Loiola.
Próximas Etapas
Até novembro, a Caravana Ceará Um Só seguirá percorrendo todas as 14 regiões de planejamento do Estado, consolidando um espaço de integração entre municípios e Governo do Ceará e fortalecendo a cooperação para o desenvolvimento equilibrado do território cearense.
As fotos dos eventos estão disponíveis no site oficial da Caravana Ceará um Só.