Ato Ecumênico marca abertura do Mês do Servidor Público 2025 do Estado do Ceará
13 de outubro de 2025 - 09:23 ##comemoração ##GestãoPública
Texto: Thamires Assunção. Fotos: Carlos Gorila
O Governo do Estado do Ceará deu início, nesta sexta-feira (10), às comemorações do Mês do Servidor Público 2025, com um Ato Ecumênico de Abertura realizado no Centro Administrativo do Cambeba, em Fortaleza. O evento, promovido pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), com o apoio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), reuniu servidores, gestores e representantes de diferentes órgãos estaduais para um momento de fé, reflexão e celebração do compromisso com o serviço público.
Sob o tema “Servir com Propósito”, a cerimônia buscou valorizar o papel dos servidores e servidoras que, com dedicação e compromisso, contribuem diariamente para a construção de um Estado mais eficiente, justo e solidário.
A abertura oficial teve a presença do secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, do diretor da EGPCE, Saulo Braga, do gerente executivo de Desenvolvimento Territorial do Ceará do BNB, Ravel Mendonça, do coordenador de Projetos da Sesporte, Maurício Neri, além de secretários executivos da Seplag.
Durante a cerimônia, as autoridades destacaram a importância do serviço público e o valor humano que sustenta o trabalho coletivo em prol da sociedade cearense.
O secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, destacou a importância de ressignificar o papel do servidor público: “Esse dia é muito especial porque é o momento de fazermos uma reflexão sobre algo que eu tenho repetido com frequência: exigir o teu melhor. Quando conseguimos ressignificar essa frase, entendemos que exigir o nosso melhor é servir melhor à sociedade, aquela que, no fim das contas, é quem financia as políticas públicas e confia em nós para entregarmos resultados”, afirmou.
Durante o evento, o diretor da EGPCE, Saulo Moreira Braga, ressaltou a importância do engajamento dos servidores e o papel da Escola de Gestão Pública na valorização do funcionalismo.
“É muito importante tê-los aqui conosco na abertura do Mês do Servidor. É gratificante ver a participação e o envolvimento de cada um nos nossos eventos. Agradeço ao secretário Alexandre Cialdini pela confiança em permitir que a Escola de Gestão Pública assuma a coordenação deste processo, em parceria com as equipes da Seplag e da Gestão de Pessoas. Este é um momento de celebração, união e reconhecimento do valor do nosso trabalho coletivo”, ressaltou o diretor.
Saulo Braga também adiantou que a programação do Mês do Servidor Público 2025 contará com uma série de atividades voltadas à valorização e bem-estar dos profissionais que compõem o serviço público estadual.
O momento ecumênico, conduzido pelo Irmão Juarez de Araújo Passos, do Instituto Religioso Nova Jerusalém, e pelo Pastor Márcio Rodrigues da Silva, da Paz Church, trouxe mensagens de fé, solidariedade e união entre diferentes crenças. As palavras dos representantes religiosos reforçaram o propósito de servir com empatia e propósito, valores essenciais à missão do servidor público.
A programação contou ainda com a apresentação musical da banda Os Transacionais. O Mês do Servidor Público 2025 segue ao longo de outubro com uma série de atividades de valorização, formação e integração promovidas pela EGPCE e parceiros institucionais, compromisso do Governo do Ceará com uma gestão pública mais humana, inovadora e participativa.
Durante todo o Mês do Servidor 2025, haverá doação de alimentos não perecíveis para o Programa Ceará Sem Fome, e rações para o Programa EGPET, na sede da EGPCE. A programação do evento está disponível no site da EGPCE