Caravana Ceará Um Só reúne gestores no Cariri e consolida governança interfederativa
22 de outubro de 2025 - 15:36 ##GestãoPública ##governançainterfedarativa
Texto: Thamires Assunção Fotos: Carlos Gorila e Gabriel Maia

O município do Crato recebeu, nesta terça-feira (22), a Caravana Ceará Um Só, iniciativa que está percorrendo o estado com o objetivo de fortalecer as gestões públicas municipais por meio da cooperação e do compartilhamento de boas práticas. Realizado no Centro de Convenções do Cariri, o evento contou com 333 inscrições entre prefeitos, secretários, técnicos e servidores das 29 cidades que compõem a região. Promovida pela Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE) e pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), a ação levou ao Cariri especialistas em temas estratégicos como reforma tributária, governo digital, gestão fiscal e captação de recursos, oferecendo painéis e oficinas voltadas à modernização das administrações municipais.
Reconhecido por sua cultura, religiosidade e patrimônio paleontológico, o Cariri é uma das regiões mais pujantes do Ceará, tanto pelo peso econômico quanto pelo sentimento de pertencimento de seu povo. Essa característica foi destacada pelo secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Alexandre Cialdini, durante a abertura do evento.
“Eu particularmente estou muito feliz. […] O caririense tem uma ideia de pertencimento, e esse caldo de cultura que tem aqui traz isso muito forte para a região. O trabalho de governança interfederativa parte da premissa de que cooperar é melhor do que competir. Compartilhar, todos ganhamos”, afirmou Cialdini, ao ressaltar o papel da democracia e da ação coletiva na construção de políticas públicas mais eficazes.

A programação contou com painéis sobre governança interfederativa, panorama socioeconômico do Cariri, reforma tributária e previdenciária, além de apresentações sobre programas estaduais como o Ceará Sem Fome e o Papel da Casa. À tarde, os participantes se dividiram em oficinas temáticas, abordando temas como captação de recursos, transformação digital, gestão de riscos e prevenção de irregularidades junto ao TCE.
Para o diretor da EGPCE, Saulo Braga, o encontro no Cariri representa a consolidação de uma jornada de aprendizado conjunto entre Estado e municípios.
“Chegamos à nossa décima primeira caravana e cada uma tem sua particularidade. A Escola de Gestão Pública, que nasceu para formar gestores estaduais, hoje abre as portas para fortalecer a gestão municipal. O Crato foi o primeiro município parceiro a utilizar nossa tecnologia para gerenciar cursos locais. Esse é um dos grandes legados da Caravana: a cooperação contínua e a capacitação permanente”, destacou.

O prefeito do Crato, André Barreto Esmeraldo, anfitrião do encontro, enfatizou a importância da iniciativa para o fortalecimento das administrações municipais.
“É um momento importante para nós. Essa parceria com a Secretaria do Planejamento permite capacitar nossas equipes e preparar as gestões para atender melhor às demandas da população. Tenho certeza de que o que for debatido aqui vai nos fortalecer e ajudar a transformar nosso trabalho em melhores dias para o nosso povo”, afirmou.

Além das palestras e oficinas, a Caravana também foi espaço para assinaturas de termos de cooperação técnica entre municípios, a EGPCE e o Ceará Sem Fome, ampliando ações de combate à pobreza e de qualificação profissional na região.

A Caravana Ceará Um Só, que já percorreu 110 municípios e envolveu mais de 2.500 gestores e técnicos, segue agora para o Centro-Sul do estado, com a próxima parada marcada para Iguatu, no dia 23 de outubro.
