CEE realiza visita técnica à EGPCE em etapa do processo de credenciamento da Escola
3 de novembro de 2025 - 16:19

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) recebeu, na última sexta-feira (31), a visita técnica do avaliador do Conselho Estadual de Educação (CEE), professor Flávio Pinheiro, em mais uma etapa do processo de credenciamento institucional da Escola junto ao Conselho. Estiveram presentes na reunião o diretor da EGPCE, Saulo Braga, e representantes de todas as coordenadorias da instituição.
“Este é um momento que representa muito para mim e para toda a equipe. Esse avanço é fruto de um trabalho coletivo, construído com dedicação, propósito e o desejo de ver a EGP cada vez mais reconhecida como referência em educação pública”, ressaltou a líder do projeto Credencia EGPCE, Virgínia Brasil.

O projeto
O Credencia EGPCE baseia-se na Resolução nº 470/2018, que dispõe sobre o credenciamento das Escolas de Governo criadas, mantidas ou incorporadas pelo Poder Público e integrantes do Sistema de Ensino do Estado do Ceará. O credenciamento é um requisito para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.
De acordo com o artigo 10 da Resolução, “será elaborado, no prazo de 30 (trinta) dias, relatório circunstanciado recomendando ou não o credenciamento da instituição como Escola de Governo”. Para isso, a CESP designará um conselheiro relator, que emitirá parecer com base no relatório apresentado pelo especialista avaliador.
Caso aprovado, conforme o artigo 11, “o credenciamento da instituição será concedido por prazo máximo de 03 (três) anos. Findo esse prazo, a continuidade da oferta dos referidos cursos estará condicionada ao ato de recredenciamento.”
A visita
A vistoria teve como objetivo avaliar as condições estruturais, pedagógicas e administrativas da EGPCE, além de verificar documentações acadêmicas, processos de gestão e conformidade legal. A ação dá continuidade ao trabalho preparatório desenvolvido pela equipe da Escola, voltado à organização dos materiais e evidências a serem apresentadas ao Conselho.
“O credenciamento representa o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado pela Escola ao longo dos anos, com foco na excelência e na transformação da gestão pública. Trata-se de um passo decisivo para ampliarmos nossa capacidade de ofertar cursos de pós-graduação, fortalecer a produção de conhecimento e contribuir ainda mais para o desenvolvimento das competências dos servidores que fazem o Estado do Ceará acontecer”, destacou o diretor da EGPCE, Saulo Braga.
