Caravana Ceará Um Só encerra roteiro anual na Grande Fortaleza e conclui percurso pelas 14 regiões de planejamento

19 de novembro de 2025 - 15:42

Encerrando o percurso iniciado em maio, a última edição da Caravana Ceará Um Só foi realizada na terça-feira (18), no Centro de Eventos do Ceará, reunindo gestores e técnicos dos municípios da Grande Fortaleza e de outras regiões de planejamento. Com essa etapa, o ciclo de encontros presenciais alcançou todas as 14 regiões de planejamento do Estado, após mais de 6 mil quilômetros percorridos.

A agenda contou com a participação da primeira-dama do Estado, que destacou, em sua fala, a integração entre o Ceará Um Só e o Programa Ceará Sem Fome.

“Estamos aqui na 14ª Caravana Ceará,  fundamental para a intersetorialidade entre o Governo do Estado e os 184 municípios. Reunimos 19 municípios da Grande Fortaleza, onde se concentra o maior número de cozinhas, mais de 500, quase 600, que alimentam diariamente metade da nossa população, além das 15 mil famílias que recebem o Cartão Ceará Sem Fome. Hoje, reforçamos esse trabalho com corresponsabilidade, em um pacto firmado com esses municípios”, disse. 

Durante o evento, o secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, ressaltou que as experiências vivenciadas ao longo da Caravana evidenciaram a relevância da cooperação entre Estado e municípios.

“Percorremos praticamente todos os municípios cearenses, presencialmente ou de forma virtual, levando capacitação, orientações técnicas e mecanismos de apoio. A Caravana demonstra que o processo de cooperação é o caminho para fortalecer políticas públicas e ampliar o acesso da sociedade aos serviços do Estado”, afirmou.

O diretor da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), Saulo Braga, enfatizou que o trabalho integrado das equipes estaduais tem ampliado o alcance das ações de formação.

“O que nós temos de melhor, que é o nosso corpo técnico, levamos a cada região. Esse esforço conjunto deixa um impacto significativo e fortalece o trabalho nos municípios”, afirmou.

Representando o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan Fortaleza),   Artur Bruno, destacou a relevância do trabalho dos servidores públicos na consolidação de políticas públicas.

“Não há gestão pública de qualidade sem servidor comprometido. O conhecimento, a formação continuada e o diálogo com a sociedade são fundamentais para melhorar a vida da população, e iniciativas como esta reforçam esse papel”, disse.

A Caravana Gerou Impacto em Todo o Estado

A Caravana resultou em uma amplo fortalecimento das ações de formação nos municípios, alcançando:

-3.427 participantes

-60 oficinas realizadas

-108 temáticas trabalhadas

-Mais de 6.000 horas de capacitação

Além disso, a iniciativa resultou na assinatura de 84 acordos com municípios das 14 regiões de planejamento do Estado, fortalecendo a parceria e ampliando o impacto das ações de formação.

Programação da edição da Grande Fortaleza

A programação da manhã incluiu a apresentação de investimentos e projetos estaduais nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, assistência social, empreendedorismo e outras políticas estratégicas. Também foi apresentada a atuação da EGPCE, com destaque para o conteúdo que será disponibilizado em trilha de conhecimento gratuita no ambiente virtual.

No período da tarde, foram realizadas oficinas temáticas sobre transformação digital, reforma tributária, previdência municipal, gestão patrimonial, captação de recursos não onerosos e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O encontro também contou com:

-Assinatura de Termo de Cooperação Técnica para realização de eventos de formação da EGPCE; 

-Assinatura de termos de cooperação com o Programa Ceará Sem Fome;

– Implementação do projeto-piloto da plataforma Ceará Um Só nos 14 municípios-polo das regiões de planejamento.

Encerramento da Caravana

A Caravana Ceará Um Só integra o programa de governança interfederativa instituído pela Lei Complementar nº 180/2018 e contou com apoio de diversas instituições parceiras. A jornada será concluída oficialmente com o encerramento das atividades de 2025, mantendo o caráter contínuo das ações de cooperação entre Estado, municípios e sociedade.