A EGPCE encerra o ano de 2025 com avanços estruturantes na gestão pública cearense

24 de dezembro de 2025 - 15:57

O diretor da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), Saulo Braga, participou, no sábado (20), de reunião com o secretariado estadual, realizada no Palácio da Abolição, que contou com a presença do governador Elmano de Freitas e dos titulares de todas as secretarias do Governo do Ceará.

Na ocasião, o chefe do Executivo apresentou um balanço das ações desenvolvidas ao longo do ano em todas as regiões do Estado e compartilhou as principais diretrizes e prioridades da gestão para 2026.

Para a EGPCE,  o ano de 2025 marcou um período de entregas que ampliaram a atuação institucional da Escola, fortaleceram a gestão interfederativa e alcançaram resultados acima das metas estabelecidas em formação, inovação e articulação com os municípios. As ações envolveram todas as áreas da instituição e impactaram diretamente servidores estaduais, municipais, lideranças públicas e a sociedade civil.

Na área de planejamento, tecnologia e inovação, a Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional, Planejamento e Tecnologia da Informação (CODIP) promoveu avanços significativos no ambiente virtual da Escola. Entre as principais entregas estão a implantação do Cadastro Rápido no Sistema EGPCE Virtual, a criação de oito painéis de monitoramento de dados, a automação de planilhas e a modernização completa do layout da plataforma.

A CODIP também viabilizou a formação de seis municípios parceiros, com a criação de ambientes virtuais personalizados no EGPCE Virtual e no Moodle. A iniciativa integra o programa EGPCE nos Municípios, que tem como objetivo disponibilizar um espaço virtual para os municípios cearenses, além da adequação do sistema às Trilhas de Aprendizagem do Programa Ceará Um Só, consolidando uma base tecnológica mais integrada, flexível e preparada para futuras funcionalidades.

Já a Coordenadoria Pedagógica (COPED) apresentou números da alta capacidade de resposta às demandas institucionais: das 153 solicitações de cursos e eventos recebidas, 139 foram atendidas, alcançando 90,8% de execução. Ao longo do ano, foram ofertadas 67 turmas abertas, entre modalidades presenciais e online, além do lançamento de 20 novas ações formativas, dentre elas a formação sobre Gestão de Patrimônio, que em breve será mais uma trilha de aprendizagem a ser ofertada. Em parceria com estagiários das escolas técnicas estaduais, foi concluída a atualização de 27 cursos EaD, com modernização do layout e avanço na estruturação de trilhas de aprendizagem, desenvolvidas em conjunto com a CODIP e a COEGE. Atualmente, a Trilha do Programa Ceará Um Só já está disponível, com previsão de incorporação contínua de novas trilhas ao sistema.

No eixo da formação, os resultados superaram as metas estabelecidas para o período, com a capacitação de 13.245 agentes públicos.

A Coordenadoria de Educação em Gestão Pública (COEGE) teve papel central no fortalecimento da governança interfederativa no Estado. O lançamento da Caravana Ceará Um Só percorreu todas as regiões de planejamento do Ceará, alcançando os 184 municípios e desenvolvendo diretamente 3.567 gestores e servidores. A iniciativa resultou na formalização de 88 acordos de cooperação técnica entre a EGPCE e os municípios, na produção de quatro trilhas de aprendizagem específicas do Programa Ceará Um Só e na ampliação do uso do EGPCE Virtual como ambiente de formação e parceria local. A articulação com os municípios também contribuiu para a adesão de 179 municípios ao padrão nacional da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e).

Além disso, a COEGE esteve à frente de ações estratégicas por meio do Projeto Ceará Mais Digital, realizado em parceria com a Fundação Demócrito Rocha. Entre os destaques estão o lançamento do curso de extensão “Gestão Fiscal Interfederativa”, que reuniu 4.646 cursistas, e a realização do Seminário Transformação Digital e Governança Interfederativa. O projeto viabilizou ainda a premiação de três startups, dentre as nove selecionadas para o programa de aceleração, e o lançamento do livro “Transformação Digital e Governança Interfederativa”.

Seguindo a estratégia de formar gestores e servidores para promover a modernização da gestão estadual e dos municípios, a COEGE também atuou no projeto “Transformação Digital e Impactos da Reforma Tributária”, em parceria com o renomado economista José Roberto Afonso e a Finance Consultoria, projeto que promoveu o lançamento de dois cursos especializados e a realização do Seminário Governança Interfederativa e Reforma Tributária, além da produção de relatórios técnicos.

Na área de integridade e governança, a EGPCE conquistou o Selo de Integridade da Controladoria-Geral do Estado (CGE), na categoria Bronze, e iniciou a implantação da Matriz de Riscos na instituição, por meio de um trabalho técnico, contínuo e articulado desenvolvido pela Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (ASCOI).

A Coordenadoria Administrativo-Financeira (COAFI) avançou na promoção da qualidade de vida no trabalho, com a contratação de empresa especializada em ações voltadas à saúde física, mental e emocional dos servidores do Estado. A Assessoria Jurídica da EGPCE atuou de forma estratégica ao longo de 2025, contribuindo para o fortalecimento institucional da Escola, com foco na segurança jurídica, modernização normativa e no desenvolvimento de ações institucionais de impacto duradouro. Além de analisar praticamente a totalidade dos processos licitatórios da EGPCE, a área conduziu iniciativas como o início dos processos preparatórios para a realização de concurso público e a elaboração do novo Regulamento da Escola, voltado ao aprimoramento da governança e dos fluxos internos. No mesmo período, o Jurídico foi responsável pela condução dos processos relacionados à Medalha do Mérito Funcional, voltada ao reconhecimento de servidores públicos estaduais, bem como pelo processo de atualização do valor da hora-aula, medida essencial para a valorização dos profissionais e a sustentabilidade das ações educacionais da EGPCE.

A Coordenadoria de Comunicação também se destacou ao assumir a diagramação do livro “Ceará Sem Fome: a arquitetura de uma política pública de enfrentamento à insegurança alimentar”, a gestão e atualização dos conteúdos do site do programa Ceará Um Só, além de acompanhar, registrar e noticiar todas as etapas da Caravana. O trabalho envolveu desde a articulação local para parcerias em divulgação e publicidade, passando pelos registros institucionais e pela gestão de conteúdos, além da reestruturação da identidade visual das redes sociais institucionais.

Para o diretor da EGPCE, Saulo, os resultados de 2025 são fruto de um trabalho integrado e alinhado às necessidades do estado. “A EGPCE cumpriu, em 2025, um papel estratégico ao conectar formação, tecnologia e articulação institucional. Os números mostram que conseguimos ir além das metas, mas, sobretudo, fortalecer a gestão pública nos municípios e no Estado, com foco em resultados concretos para a sociedade cearense”, destacou.

Com entregas pautadas na inovação, na integração territorial e no impacto social, a EGPCE encerra 2025 com a missão cumprida e olha para 2026 com o compromisso de ampliar ainda mais seus resultados e impactos em todo o Ceará.