EGPCE e UECE discutem financiamento da pós-graduação para servidores públicos do Estado
7 de janeiro de 2026 - 15:25 ##parcerias #Educação
Texto: Thamires Assunção. Fotos: Pedro Nogueira

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP) realizou, na última terça-feira (6), um encontro técnico com representantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE) para discutir o financiamento da formação de servidores públicos, com foco na qualificação por meio de cursos de pós-graduação.
Durante a reunião, foram analisadas as normas que regem a política de financiamento, com destaque para a Lei nº 14.367, de 10 de junho de 2009, que trata do apoio financeiro a cursos de pós-graduação Lato Sensu (especialização) e Stricto Sensu (mestrado, doutorado e pós-doutorado). Também foram discutidos o Decreto nº 29.986, de 1º de dezembro de 2009, que regulamenta essa lei, e a Instrução Normativa nº 004/2010, que orienta os procedimentos atualmente utilizados.
Além dos aspectos legais e financeiros, a reunião avançou no alinhamento de possíveis parcerias entre a EGPCE e a UECE, com a discussão de iniciativas de cooperação técnica e troca de conhecimentos voltadas ao fortalecimento da formação continuada dos servidores públicos e ao aprimoramento da gestão pública estadual.
A ocasião também foi importante para reforçar que a análise dos processos de financiamento segue critérios claros e formais, garantindo transparência e organização administrativa.
Participaram do encontro o diretor da EGPCE, Saulo Braga; o assistente de gestão, Gabriel Gregório; a coordenadora pedagógica, Josy Coelho; a articuladora da Assessoria Jurídica, Virgínia Brasil; e a assessora de Controle Interno do Conselho Estadual de Educação (CEE) e instrutora da EGPCE, Rosângela Araújo.
Representando a UECE, estiveram presentes o diretor do Departamento de Gestão de Pessoas (DEGEP), Rodrigo Ribeiro; a analista da Gestão em Educação Superior, Ana Patrícia; e o coordenador de Orçamento da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN), Thiago Costa.