Governo do Ceará lança a Caravana Ceará Um Só 2026 com foco em integração municipal

6 de fevereiro de 2026 - 16:33 # # #

Texto: Thamires Assunção. Fotos: Dennis Moraes

O Governo do Ceará lançou, nesta sexta-feira (6), à edição 2026 da Caravana Ceará Um Só, em solenidade realizada no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-CE), em Fortaleza. A iniciativa, conduzida pela SEPLAG e pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), marca a continuidade de um projeto que fortalece a cooperação entre Estado e municípios, com foco na qualificação da gestão pública e no fortalecimento da gestão municipal.

Na abertura do evento, o secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini, destacou o caráter cooperativo da iniciativa e a responsabilidade do Estado em atuar de forma integrada com os 184 municípios cearenses:

“A Secretaria do Planejamento e Gestão não pode fazer planejamento olhando só para Fortaleza ou para a Região Metropolitana. Nós temos a responsabilidade de entender que o Ceará é um só. Esse programa compartilha e coopera informação e conhecimento com os 184 municípios do Estado”, afirmou.

Alexandre Cialdini ressaltou, ainda, que a Caravana foi estruturada com base em fundamentos técnicos e teóricos sólidos, reforçando o papel protagonista da Seplag e da EGPCE na promoção de políticas públicas mais eficientes. O secretário da SEPLAG também enfatizou a importância da participação municipal no processo de planejamento:

“A Seplag não pode fazer planejamento sem a participação dos municípios. Cooperação e compartilhamento são essenciais para melhorar as políticas públicas e fazer com que elas cheguem a todos.”

Painéis e debates estratégicos

A programação da manhã foi marcada por dois painéis temáticos. O primeiro, intitulado “Governança pública: boas práticas adotadas pelo Governo do Ceará e pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE)”, teve a participação do secretário do Planejamento e Gestão, Alexandre Cialdini; do diretor da EGPCE, Saulo Braga; e do  diretor-geral do Instituto Plácido Castelo do TCE-CE, Luis Eduardo de Menezes Lima. 

Na sequência, o painel “O impacto da transformação digital na gestão pública e na vida das pessoas” foi conduzido pelo especialista Airton Caetano, que abordou estratégias de governo digital, hiper automação e modernização administrativa.

Durante a apresentação, o diretor da EGPCE, Saulo Braga, explanou sobre o legado formativo deixado pela Caravana nos municípios e o esforço de mobilização realizado para ampliar a adesão ao projeto.

“Nós fizemos um trabalho de mobilização um a um, município por município. O grande legado que fica são as trilhas de formação que já estão disponibilizadas e outras que serão lançadas em março. A plataforma da EGPCE tem sido um grande diferencial e é um legado permanente para os municípios cearenses”, destacou.

Saulo também ressaltou que 9 (nove) municípios já utilizam a plataforma virtual da Escola para gestão de suas próprias formações, ampliando o acesso ao conhecimento técnico e fortalecendo a autonomia administrativa local.

Plataforma Ceará Um Só e projeto-piloto

No período da tarde, a programação foi direcionada aos municípios-polo das 14 regiões de planejamento do Ceará, que integrarão o projeto-piloto da Plataforma Ceará Um Só. A estratégia interfederativa busca acelerar a transformação digital nas administrações municipais.

A oficina técnica reuniu gestores e técnicos das áreas de Tecnologia da Informação, Finanças, Administração e Planejamento, que conheceram as funcionalidades da ferramenta e seus impactos na modernização da gestão pública. A Plataforma integra o Programa Ceará Mais Digital, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e está alinhada ao Plano Plurianual 2024–2027 e à Estratégia de Governo Digital do Estado.

Continuidade e resultados

A Caravana Ceará Um Só dá sequência ao projeto itinerante iniciado em 2025, quando percorreu as 14 regiões de planejamento entre maio e novembro, capacitando quase 4 mil gestores e servidores municipais. Na ocasião, foram firmados 88 acordos de cooperação técnica com a EGPCE, 54 pactos com o programa Ceará Sem Fome e 18 termos com a Cohab-CE, com potencial de garantir a entrega definitiva de escrituras para 1.921 famílias.

A edição 2026 prevê encontros presenciais entre março e junho, contemplando os 63 municípios restantes e consolidando a visita aos 184 municípios cearenses em dois anos de atuação.

Caravana Ceará Um Só 2026

imagem do cronograma