EGPCE e Prefeitura de Maracanaú alinham parceria para fortalecer o Planejamento Estratégico Municipal
12 de fevereiro de 2026 - 16:38

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), por meio da Coordenadoria de Educação em Gestão Pública – COEGE, realizou, em janeiro de 2026, a primeira reunião de alinhamento institucional com a Prefeitura de Maracanaú, a fim de viabilizar e ofertar a formação em planejamento estratégico para as equipes do município por meio da EGPCE, no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Escola e a gestão municipal.
A iniciativa surge mediante a estruturação da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização – SEPLAN de Maracanaú, estabelecida no ano passado e que, atualmente, busca implementar um modelo de planejamento que integre as diversas áreas da prefeitura sob uma metodologia unificada.
Foco no fortalecimento institucional
Durante a reunião, a coordenadora da COEGE, Paíta Façanha, destacou que “o papel da Escola será fundamental no processo de ensino-aprendizagem na prática, auxiliando a prefeitura a construir seus planos e projetos por meio de formação e troca de experiências.”
A parceria prevê uma abordagem em etapas para garantir a sustentabilidade dos resultados: Padronização Metodológica: Criar uma “linguagem comum” para que todos os órgãos municipais utilizem o mesmo referencial teórico e o método de planejamento; Engajamento de equipes governamentais: Planejar a mobilização das equipes de governo para multiplicar e fomentar a cultura do planejamento governamental; Elaboração do plano estratégico da SEPLAN: Processo de ensino-aprendizagem na prática, auxiliando a construir seus planos e projetos.
A diretora de Planejamento Estratégico de Maracanaú, Giselle Frota, enfatizou que “embora o município possua planejamentos pontuais em secretarias como Saúde e Educação, ainda carece de um sistema municipal de planejamento robusto. O surgimento deste sistema é algo muito aguardado e as possibilidades de planejamento estratégico estão gerando um entusiasmo positivo em toda a administração.”
Como desdobramento do Acordo de Cooperação Técnica firmado, terão início as oficinas de trabalho. As primeiras ações contemplarão oficinas de diagnóstico e nivelamento metodológico com a equipe da SEPLAN de Maracanaú, com foco na geração de resultados concretos que impactem diretamente a qualidade dos serviços prestados à população.
Compartilhamento de experiências
Durante o encontro, Janyo Barbosa, diretor de planejamento de Maracanaú, reforçou que a “visão de um planejamento integrado e o fortalecimento técnico por meio de parcerias e redes é imprescindível para uma boa gestão”. Com isso, o momento também proporcionou um ambiente para a troca de saberes diante dos desafios da gestão pública, além de discussões que aprofundaram a visão de um planejamento estadual integrado aos municípios, funcionando como uma rede viva de apoio técnico.
Para Gabriel Gregório, servidor da COEGE, a integração é o ponto de virada para o sucesso da gestão:“Este contato e a integração institucional são fundamentais para que possamos realizar uma escuta ativa das demandas locais. A partir deste acordo, conseguimos viabilizar ações conjuntas que transformam o conhecimento técnico em avanços reais para a gestão e para a sociedade.”
Participaram da reunião: Paíta Façanha (Coordenadora COEGE), Gabriel Gregório Matos (servidor da COEGE), Giselle Frota (Diretora de Planejamento Estratégico de Maracanaú) e Janyo Barbosa (Diretor de Planejamento de Maracanaú).