EGPCE realiza palestra sobre liderança e II Reunião do GTDEP – 2026

10 de abril de 2026 - 08:35 # # #

Texto: Lorena Maia. Imagens: Carlos Gorila

Em continuidade à programação de aniversário de 17 anos, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará promoveu, na manhã desta quinta (9), a palestra “Liderança que Inspira: Atitude, Propósito e Colaboração no Serviço Público”, ministrada pela servidora da Sefaz e ex-diretora da EGPCE, Dulce Ane de Lucena, no auditório da Arce. A abertura do evento contou com a apresentação do grupo musical “PM Prevenção e Arte”.

Durante a palestra, Dulce Ane abordou os aspectos da liderança na gestão pública, destacando como cada um pode ser agente de transformação na equipe. A servidora pontuou as competências e os desafios de um líder, enfatizando como suas atitudes e comportamentos influenciam diretamente nos resultados institucionais e na produtividade dos colaboradores.

Para a assistente administrativa da COAFI/EGPCE, Patrícia Cidrack, a palestra foi muito rica e mostrou como cada agente público pode fazer a diferença em seu ambiente de trabalho. “A palestra evidenciou o papel das lideranças na construção de propósito e colaboração no serviço público. Um momento inspirador que reforçou o compromisso com um ambiente mais engajado e eficiente”, avalia.

II Reunião do GTDEP

Após a palestra, a Escola deu início à II Reunião do Grupo Técnico de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas – GTDEP, conduzida pelo diretor da EGPCE, Saulo Moreira Braga. O encontro reuniu 38 representantes do setor de Gestão de Pessoas dos órgãos e entidades do Governo para alinhar ações e compartilhar as atualizações da Escola.

A pauta contemplou o novo sistema de ranqueamento de cursistas no EGPCE Virtual, as mudanças na Solicitação de Cursos e Cessão de Espaço no site da EGPCE, a implantação de uma agenda na plataforma virtual com a programação da EGPCE, a Biblioteca Virtual, os resultados da pesquisa de satisfação sobre o Mês do Servidor 2025 e as próximas ações de aniversário da Escola.

Ação Solidária

A programação de aniversário nesta quinta contou, ainda, com o Caminhão do Hemoce, que atendeu doadores de sangue, das 9h às 16h, no Centro de Convivência do Cambeba. No total, 48 pessoas participaram da ação solidária.

Próximas ações

A EGPCE finaliza as comemorações de aniversário com a “Roda de Conversas: Ferramenta de Desenvolvimento de Lideranças e Equipes”, que será realizada no dia 14 de abril, a partir das 9h, na sede da Escola, e o Caminhão do Cidadão, que fará atendimentos a partir das 9h, no estacionamento da EGPCE, no dia 27 de abril.