Treinamento capacita municípios para implantação de Observatório da Despesa Pública

24 de novembro de 2017 - 18:42

Participaram da capacitação, técnicos das prefeituras de Fortaleza, Sobral,
São Gonçalo do Amarante, Crato e Juazeiro do Norte.

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), em parceria com a Escola de Gestão Pública (EGP), encerrou, nesta sexta-feira (24), o primeiro treinamento para os municípios cearenses que aderiram ao processo de implantação do Observatório da Despesa Pública (ODP.Municipal). A capacitação, que teve início na última segunda-feira (20), contou com a participação de técnicos das Prefeitura de Fortaleza, Sobral, São Gonçalo do Amarante, Crato e Juazeiro do Norte.

O ODP é na verdade uma grande inovação tecnológica que auxiliará não só o Estado, como também os municípios, no cruzamento de dados e no fortalecimento das atividades de controle interno. Por meio dele será possível, por exemplo, a realização de auditorias mais inteligentes, que poderão auxiliar os gestores na boa aplicação dos recursos públicos”, destacou o secretário de Estado Chefe da CGE, Flávio Jucá.

Durante o curso, os técnicos das cinco prefeituras municipais puderam conhecer as atividades desempenhadas pela CGE e o processo de implantação do Observatório. “Com o treinamento, nós repassamos aos municípios o conhecimento e metodologia necessária para assegurar as condições necessárias para a implantação Observatório da Despesa Pública. Eles receberam informações que vão desde do processo de organização de documentação até a elaboração de relatórios”, explicou o coordenador de Ações Estratégicas da CGE e um dos instrutores do treinamento, Marcelo Monteiro.

Assessoria de Comunicação da CGE
Flávia Salcedo / Géssica Saraiva / Camila Lins