Servidores visitam o Palácio da Abolição e Mausoléu do Presidente Castelo Branco

1 de novembro de 2018 - 14:41

Pela primeira vez no Palácio da Abolição, o servidor Ricardo Dione, que atua no serviço público há 38 anos, acompanhou, com bastante atenção, cada explicação feita pela guia Camila Linhares durante o passeio realizado na tarde da última terça-feira, 30 de outubro. “A gente trabalha longe, no Centro Administrativo do Cambeba, não temos essa realidade daqui. Essa visita me despertou para visitar mais os museus e conhecer mais da nossa história”, afirmou.

O passeio fez parte das atividades realizadas pelo Governo do Ceará, através da Secretaria do Planejamento e Gestão e Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, para celebrar o dia do servidor público estadual, comemorado anualmente no dia 28 de outubro.

Nos Jardins do Palácio está localizado o Mausoléu do Presidente Castelo Branco. O espaço foi inaugurado em 18 de julho de 1972 para guardar os restos mortais e objetos do primeiro presidente do regime militar, Castelo Branco, e de sua esposa, Argentina. O Marechal Castelo Branco foi o único presidente cearense. A visitação ao espaço é aberta ao público.

Depois do Mausoléu, os visitantes foram apresentados aos prédios do Palácio da Abolição, equipamento que foi idealizado e construído a partir de 1960 para ser a sede do Governo do Ceará. Projetado pelo arquiteto carioca Sérgio Bernardes, o Palácio permaneceu como sede administrativa do poder executivo e local para os despachos do governador até 1987, quando a sede foi transferida para o Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no Cambeba.

Para a bolsista de Inovação em Gestão Pública da Seplag, Giulia Cruz, a estrutura do poder executivo do Governo do Ceará é bem diferente da realidade conhecida em outros estados. Giulia, que é natural do Espírito Santo, acrescenta que isso fortalece a relação do governo com o cidadão.

Saiba mais

Tombado pelo Governo do Ceará em 2004, por determinação da administração da época, o Palácio da Abolição foi reabilitado e restaurado para ser novamente a sede do executivo cearense. Reinaugurado em 2011, o Palácio conta hoje com obras de arte de artistas cearenses e, em todos os seus níveis, tem setores administrativos e de apoio ao gabinete do governador.