EGPCE aposta em cursos EaD para capacitar mais servidores

27 de novembro de 2018 - 09:38 # # # #

Competitividade, produtividade e criatividade são diferenciais que as organizações exigem, cada vez mais, dos profissionais. Por isso, desenvolver competências técnicas e habilidades pessoais é importante para a carreira profissional. E na busca para conseguir aliar o desenvolvimento profissional às atividades de rotina, profissionais consideram que o tempo é fator relevante na hora de escolher um curso de aperfeiçoamento.

Nisso, os cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) apresentam-se como uma ótima solução para quem deseja se qualificar e adquirir mais conhecimentos. Sobre essa questão, o coordenador pedagógico da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, Daniel Marinho, afirma que o ensino EaD tem sido uma aposta da instituição para capacitar os profissionais que atuam no serviço público no estado do Ceará.

“As ofertas de cursos EaD possibilitam que um grande número de cursistas consigam realizar o mesmo curso em uma mesma turma e no mesmo período de tempo, diferente do ensino presencial onde o número de cursistas tem que ser limitado considerando-se as variáveis tempo e espaço”, destaca.

EaD na EGPCE

Implantado em 2009, o Núcleo de Educação a Distância Governamental, o @NedGov, tem o objetivo de oportunizar ao servidor público uma formação mais flexível, ofertando cursos por meio da plataforma Moodle. Nos últimos três anos, o @NedGov apresentou um crescimento significativo no número de cursos ofertados, turmas realizadas e atendimentos em capacitação na modalidade EaD.

Ano

Produção/

Oferta de Cursos

Quantidade de Turmas

Atendimentos

2015

9

61

2329

2016

20

89

4718

2017

20

62

5443

2018

(Até Out.)

19

99

5931

TOTAL

68

311

18421

 

Sobre os próximos passos da EaD na instituição, o coordenador destaca o curso Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse, que é realizado em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para os integrantes da Rede Siconv.  “É a primeira vez que a EGPCE oferta um curso de abrangência nacional. A ideia é que esse curso, que ainda está em fase piloto, seja expandido e adotado como formação inicial de todos os integrantes da RedeSiconv”, afirma.

Sobre os cursos EaD

Todos os cursos ofertados correspondem aos eixos temáticos adotados pela EGPCE, a saber: Administrativo-financeiro; Controle Interno; Desenvolvimento sustentável; gestão e desenvolvimento de pessoas; Modernização organizacional; Planejamento, Orçamento e Finanças; Previdência e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Para participar, o servidor deve procurar o representante do GTDEP (Grupo Técnico de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas) da instituição onde está lotado ou enviar e-mail para inscricao.nedgov@egp.ce.gov.br (servidores municipais e de escolas estaduais).

Você pode conferir os cursos através da programação mensal que é disponibilizada aqui

Saiba mais

Educação a Distância ou EAD é o termo para designar os processos de formação/capacitação cuja interação entre o cursista, o instrutor e o conteúdo estudado é feita por intermédio de algum dos meios tecnológicos da informação e da comunicação e que, por isso, se diferencia da modalidade presencial.