Servidores aprendem técnicas de apresentações assertivas em público

3 de junho de 2019 - 11:52 # # # #

Compreender, compartilhar e praticar todo conhecimento adquirido a fim de realizar apresentações que contam uma boa história e engajam pessoas. Foi assim a rotina vivenciada pelos servidores que participaram da primeira turma do curso Apresentações Assertivas em Público, oferecido pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará, de 27 a 31 de maio.

Elaborado e ministrado pelos instrutores Elvis Rodrigues e Augusto Cruz, o curso foi pensado para contribuir no enfrentamento da timidez nas relações humanas, no desenvolvimento da boa comunicação dentro das organizações públicas e na valorização das ideias. Afinal, relações humanas, organizações e ideias necessitam de comunicação assertiva.

Nesse sentido, o conteúdo trouxe técnicas de apresentação, orientações teóricas e práticas sobre postura, uso da voz (com e sem microfone) e instruções sobre como se portar durante entrevistas.

Se tudo tem uma história, é preciso saber contar

Uma das técnicas apresentadas foi Storytelling. Bastante conhecida no universo da literatura, do cinema e da publicidade, Storytelling é sobre contar histórias que despertam emoções e geram identificação por parte do público. De acordo com o instrutor Elvis Rodrigues, a técnica é cada vez mais utilizada pelas organizações, no intuito de criar, desenvolver e adaptar narrativas sobre essência de marca, propósito de negócio, projetos e/ou produtos, entre outros.

Para Tereza Bem, que atua na Gerência de Desenvolvimento Empresarial da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), -todas as técnicas aprendidas no curso agregam valor. “Eu pretendo seguir a carreira de instrutoria, e isso só veio a somar à minha carreira profissional”, afirmou.