Gestão por Competências contribui para otimização dos recursos públicos

10 de julho de 2019 - 16:46 # # # #

“A Gestão de Pessoas por Competências é uma ferramenta que temos para melhorar os órgãos públicos, no intuito de otimizar os recursos”. A afirmativa foi feita pela Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, Heila Magali Veiga, durante o curso Gestão por Competências, realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), de 08 a 10 de julho, na Escola de Gestão Pública do Estado Ceará, localizada em Fortaleza.

Direcionado aos servidores públicos federais e estaduais que atuam na área de Gestão de Pessoas, o curso apresentou os objetivos e as etapas da Gestão por Competências, abordando as interações dos modelos de Gestão por Competências e Gestão por Resultados e a integração da Gestão por Competências nos processos de planejamento de força de trabalho, recrutamento e seleção de pessoas, capacitação, remuneração e gestão do desempenho.

De acordo com a instrutora Heila Magali, através da metodologia dessa ferramenta é possível identificar quais são as reais necessidades da organização e de que modo cada colaborador/servidor pode contribuir para entregar melhores resultados. “A Gestão por Competências começou na iniciativa privada, mas ainda é recente no setor público. Apenas recentemente é que temos falado em otimizar os recursos e ter apenas o número necessário de servidores para o desempenho das funções. Então, adotar esse modelo segue a lógica de gestão do recurso público, criando excelência no serviço público”, explica Heila Magali.

Para o servidor Rafael Correia Sales, que atua como Técnico Ministerial no Departamento de Desenvolvimento de Pessoal do Ministério Público do Estado do Ceará, participar da capacitação agrega valor ao trabalho desenvolvido dentro do MP-CE. “A gente acredita que o conhecimento adquirido durante o curso deve ser compartilhado com nossos colegas de trabalho, para fomentar uma gestão alinhada ao modelo de Gestão por Competências, e assim ter uma gestão mais eficaz e eficiente”, destacou.

Também participante do curso, a coordenadora da Gestão da Rede Escolar da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), Elizabete Araújo, avalia a importância da interação entre modelos de gestão. “No caso do Ceará, como nós já temos como premissa a Gestão por Resultados, a Gestão por Competências pode contribuir com o modelo já adotado. Leituras, reflexões e atividades realizadas durante as aulas permitirão que as equipes pensem propostas de Gestão por Competências dentro dos seus respectivos órgãos”, pontuou.