EGPCE disponibiliza e-Book “Avanços da Educação Corporativa no Estado do Ceará”

20 de agosto de 2019 - 09:00 # # # # # # # #

A publicação é composta por 12 capítulos que destacam a trajetória e a atuação da EGPCE, IPECE, Seplag, Sefaz e IPC/TCE

Para celebrar A Cidade e os Livros – tema da XIII Bienal Internacional do livro do Ceará –, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), convidou servidores, autoridades, instrutores e familiares para prestigiarem o lançamento do livro “Avanços da Educação Corporativa no Estado do Ceará: Contribuições das Escolas de Governo e Secretarias Setoriais”, que aconteceu no último sábado (17/08), no Centro de Eventos do Ceará.

Presente no lançamento, o secretário executivo de Gestão da Seplag, Flávio Jucá, destacou a contribuição do livro para a educação corporativa e para a gestão pública. “A importância da Escola de Gestão Pública para o Estado está retratada no dia a dia das atividades que nós desenvolvemos e na capacitação continuada dos servidores. E essa publicação é um reflexo do trabalho contínuo que a EGPCE faz, e só temos a parabenizar”, afirmou. Hugo Figueiredo, presidente da Companhia de Gás do Ceará (Cegás), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra), também prestigiou o evento.

Trajetórias e Avanços

Conduzido pela diretora da EGPCE, Lúcia Siebra, que também é organizadora da publicação junto com Jairo Ferreira Júnior, o lançamento proporcionou que autores compartilhassem com o público suas experiências no processo que buscou documentar os avanços da educação corporativa no Estado – cujo objetivo é melhorar e inovar na prestação dos serviços ao cidadão cearense. O resultado desse trabalho coletivo foi um livro (impresso e digital) composto por 12 capítulos que destacam a trajetória e a atuação do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo (IPC) – órgão do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) –, da Secretaria da Fazenda (Sefaz), da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE).

Para Hilária Barreto, diretora executiva do IPC, foi uma alegria ter recebido o convite da EGPCE para escrever, com a colaboração do secretário executivo do IPC, Paulo Alcântara, um artigo sobre a atuação da Escola de Contas do TCE no que se refere ao Controle Externo e suas estratégias de formação. “No livro, o IPC apresenta sua trajetória de atuação na educação corporativa do servidor público, da sociedade e dos nossos jurisdicionados. Todo esse histórico que nós escrevemos é um relato das nossas experiências, mostrando o que uma escola de governo pode realizar para melhorar a atuação dos seus servidores, através de formação e desenvolvimento”, completou.

Publicação

O livro conta com 12 capítulos (artigos) produzidos por servidores/colaboradores. Os capítulos estão distribuídos em duas partes.

A Parte I é composta por seis capítulos, dentre os quais quatro são colaborações de parceiros da EGPCE, seja no âmbito interno, setoriais de governo e vinculadas, seja no âmbito externo, parceiros da Rede Estadual de Escolas de Governo.

Na Parte II, a EGPCE compartilha algumas das principais experiências desenvolvidas, no ciclo de gestão 2015 a 2018, e a busca para encontrar novos caminhos e mudar paradigmas, visando à sua transformação como escola de governo.

Clique aqui para fazer o download gratuito do e-Book “Avanços da Educação Corporativa no Estado do Ceará: Contribuições das Escolas de Governo e Secretarias Setoriais”

.