EGPCE realiza seminário Como Utilizar Assistentes de IA (GPTs) para Elaborar Documentos do Processo de Contratação

14 de novembro de 2024 - 15:36

Na manhã desta quinta-feira (14), a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará realizou o seminário Como Utilizar Assistentes de IA (GPTs) para Elaborar Documentos do Processo de Contratação, direcionado a agentes públicos vinculados ao Governo do Estado e aos municípios, que atuam na instrução dos processos de contratação.

Nesse contexto, o conteúdo programático consistiu nas seguintes temáticas:

– Assistentes GPTs nas contratações públicas

– Estudo Técnico Preliminar – ETP

– Justificativa da não elaboração do ETP

– Mapa de riscos

– Parecer de impugnação ao edital

– Parecer Técnico conclusivo da Proposta Comercial

– Parecer de Recurso Administrativo

– Perguntas frequentes – FAQ

– Legislação e Sistemas de Compras

O objetivo do encontro foi orientar os participantes na elaboração dos documentos do processo de contratação mediante a utilização de assistentes de inteligência artificial (IA) generativa, em consonância com a Lei nº 14.133/2021 e a regulamentação estadual.

Para o coordenador financeiro da Escola, João Jorge: “O seminário é de grande relevância para as pessoas que lidam com o processo de contratação realizado à administração pública, atualmente em consonância com a Lei Nº 14.133 de 2021. Tal disseminação de conhecimento foi essencial, pois demonstrou como assistentes de IA, no caso específico, GPT (Transformador Pré-treinado Generativo), podem agilizar e otimizar o processo de contratação, reduzindo tempo e custos. E para validar o uso de tal ferramenta foi disponibilizada a sua utilização no “Portal de Compras do Estado”, muito bem explicado pelo professor. Usar IA permite criar documentos consistentes, juridicamente válidos e personalizados, minimizando erros e garantindo conformidade legal, uma vez que a inteligência artificial tem todo o arcabouço legal disponível na internet, o qual é sua biblioteca “instantânea e imediata”. Isso é um marco ao passo que vamos nos apropriando de tecnologias em prol da Administração Pública, aumentando a eficiência e os resultados a serem entregues nos processos de compras do Estado.”

O seminário contou com a participação de 244 agentes públicos, sendo lecionado por Valdir Augusto da Silva, gestor do portal de compras do Estado, e totalizou 3h/a.