Inscrições para Medalha e Prêmio do Mérito Funcional 2019 encerram nesta quarta-feira (25)

24 de setembro de 2019 - 10:34 # # # #

A Medalha e o Prêmio serão concedidos às iniciativas que entregaram resultados para a população e contribuíram para o aprimoramento da Gestão Pública.

Termina nesta quarta-feira (25/09) o prazo para servidores/empregados públicos inscreverem iniciativas inovadoras para concorrerem à Medalha e ao Prêmio do Mérito Funcional 2019. As premiações são concedidas pelo Governo do Estado do Ceará com o objetivo de reconhecer e valorizar o servidor/empregado público estadual que desenvolveu uma ação inovadora a fim de melhorar a qualidade da prestação dos serviços ao cidadão.

Além de entregarem resultados para a população e contribuírem para o aprimoramento da Gestão Pública, as ações também precisam seguir os seguintes critérios: Inovação; Eficiência no Uso dos Recursos Públicos; Efetividade dos Resultados; Aprendizado Organizacional; Responsabilidade Social; Relevância da Ação; Possibilidade de Multiplicação e Satisfação dos Cidadãos e Sociedade.

Para solicitar a inscrição, os interessados devem procurar o representante do Grupo Técnico de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas (GTDEP), de sua setorial. Consulte aqui a lista de representantes do GTDEP/RH.

Saiba mais sobre a inscrição aqui

Conheça ações inovadoras que já foram agraciadas

Quando iniciou o projeto de desenvolvimento do aplicativo móvel para monitorar os serviços de campo da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará, o gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação da Cagece, Mirko Antônio Nunes Morais, não imaginou que esse novo desafio receberia tantos prêmios, entre eles a Medalha e o Prêmio do Mérito Funcional 2016.

Com o aplicativo OS Mobile, criado por Mirko e a equipe da GETIC/Cagece, o atendimento das ocorrências de água e esgoto solicitado pelo cidadão foi automatizado. Essa inovação possibilitou que a rota das equipes de campo passassem a ser acompanhadas em tempo real por meio de GPS e que fosse dispensado o uso de papéis para as ordens de serviço. Além de gerar mais transparência, agilidade e produtividade – o crescimento dos serviços executados com a implantação do OS Mobile foi de 31,8% –, a iniciativa também trouxe para a Companhia uma cultura que prioriza a redução no consumo de papel. Estima-se que o uso do aplicativo resultou numa economia, de aproximadamente, 4 milhões de folhas de papel.

Para Mirko, o OS Mobile não só transformou a cultura da organização, mas deu um novo sentido a sua carreira profissional. “Ele [o aplicativo] foi tão importante para mim, porque me mudou como profissional. Eu entrei na Companhia como programador e recebi esse projeto para desenvolver. Com 5 meses de desenvolvimento eu já era supervisor. Depois de 1 ano eu me tornei coordenador e com 2 anos de projeto assumi a gerência. Por isso eu tenho um carinho muito grande pelo aplicativo. Foi ele que me fez descobrir que eu realmente queria ser um gestor de projetos e de pessoas”, lembrou.

Atualmente, o aplicativo é utilizado pelas 600 equipes de manutenção das redes de água, esgoto e comercial que atuam nos 152 municípios atendidos pela Cagece.

Tributo como função social

Outra iniciativa que também foi reconhecida, em 2016, pelo Governo do Estado do Ceará como uma ação inovadora, foi o Selo Fiscal de Controle. Implementado pela supervisora do Núcleo de Couros, Calçados e Bebidas da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Maria Cristina de Moura, o Selo foi pensado para garantir a procedência da água mineral e da adicionada de sais que são envasadas e vendidas em garrafões de 20 litros.

Para Maria Cristina, que ingressou no serviço público com o propósito de contribuir com a sociedade, o reconhecimento da importância do Selo valoriza o trabalho de todas as pessoas que se dedicaram para fazer acontecer. “A ideia do Selo surgiu diante da necessidade de dar mais transparência sobre a procedência da água consumida pelos cearenses, além de evitar fraudes e concorrência desleal no mercado de águas envasadas. Um projeto que só foi bem executado por conta do trabalho em parceria com o Núcleo de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde (Sesa) e da dedicação de todos os envolvidos”, afirmou.

A servidora formou e liderou uma equipe multidisciplinar, que contou com profissionais da Saúde, da Tecnologia da Informação, do Direito e de outras áreas. Um trabalho coletivo que engajou e integrou servidores e colaboradores de diferentes setoriais. “Até desenvolver e instalar o SISAGUA, sistema que viabiliza os processos de solicitação, de autorização e de emissão dos Selos, nós discutimos e ajustamos muito. Mas foi empolgante ver que as pessoas estavam trabalhando em algo que acreditavam, desenvolvendo um projeto que sairia da estrutura física da organização e causaria impacto na sociedade cearense”, lembrou.

Em 2018, cerca de 103 milhões de Selos foram emitidos pela Sefaz e o Núcleo de Vigilância Sanitária da Sesa. Isso significa que mais de 103 milhões de garrafões de 20 litros com água mineral e água adicionada de sais foram vendidos, em 2018, com a garantia da qualidade da água.

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