Reunião técnica discute Formação em Ouvidoria da Rede Ouvir

17 de outubro de 2019 - 08:23 # # # #

A formação é uma iniciativa da CGE realizada em parceria com a EGPCE

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), por meio da Célula de Educação Presencial (CEDUP), recebeu nesta quarta-feira (16) uma equipe da Coordenadoria de Ouvidoria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) para discutir estratégias e ações relacionadas à conclusão da turma que participa da Formação em Ouvidoria da Rede Ouvir.

A formação é uma iniciativa da CGE realizada em parceria com a EGPCE e tem o objetivo de qualificar os ouvidores púbicos de forma a desenvolverem suas atividades dentro de um padrão de excelência e em consonância com as exigências legais para o exercício do cargo, visando uma gestão ética e transparente e contribuir para a oferta dos serviços públicos com qualidade.

Ao todo, a capacitação oferta 7 módulos de 16 horas-aula cada, que envolvem temas diversos como Ouvidoria Como Instrumento de Cidadania, Acesso à Informação e um Novo Tempo de Transparência, Sistema Público de Acesso à Informação, Ética no Serviço Público, dentre outros.

Desenvolver Competências

A turma de 2019 teve início em agosto e será finalizada em dezembro com o curso de Processos de Comunicação e sua Efetividade no Espaço Laboral. Segundo a coordenadora de Ouvidoria da CGE, Larisse Moreira, a reunião foi importante para discutir conteúdos e abordagens. “Na reunião tratamos das dificuldades de comunicação que o ouvidor possui no seu dia a dia, tanto com o cidadão quanto dentro da sua instituição, para que possam ser abordadas durante o curso Processos de Comunicação e sua Efetividade no Espaço Laboral. A ideia é ajudar o participante a obter sucesso na sua atuação de ouvidoria”, destacou.

O curso Processos de Comunicação e sua Efetividade no Espaço Laboral será ministrado pelo instrutor da EGPCE, Augusto Cruz, e inteiramente dedicado ao aprimoramento do desempenho dos ouvidores do Estado, dado que estes profissionais precisam, de modo particular, desenvolver sua competência comunicacional.

Também estiveram presentes na reunião o orientador da Célula de Educação Presencial da EGPCE, Elvis Rodrigues, a coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da CGE, Cássias Matos, orientadora da Célula de Ouvidoria, Thaís Holanda, o instrutor Augusto Cruz e Érika Mota, da Célula de Desenvolvimento de Pessoas da CGE.