Comissão define plano de ação para Agenda Ambiental na Administração Pública

4 de março de 2020 - 13:35 # # # # #

A Agenda é um programa que objetiva estimular estimular os órgãos públicos a implementarem práticas de sustentabilidade.

Integrantes da comissão responsável pela Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) na Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) reuniram-se nesta quarta-feira (4) para definir o plano de ação para 2020. A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos a implementarem práticas de sustentabilidade, com o propósito de criar uma cultura de responsabilidade socioambiental e reduzir gastos na administração pública.

A Escola de Gestão Pública assinou o termo técnico de adesão com a A3P em janeiro de 2018 e, desde então, elege uma comissão, formada por um representante de cada setor da instituição, para promover uma gestão compartilhada e sensibilizar o público interno e externo (servidores e sociedade) sobre o propósito e importância da A3P.

De acordo com o presidente da comissão, o analista de sistemas da EGPCE, Carlos Augusto Santana, além de dar continuidade às ações de capacitação e visibilidade às boas práticas na área ambiental, a comissão definiu que o objetivo para 2020 é reforçar as campanhas de bem-estar e saúde. “Todos os eixos da A3P são importantes para trabalhar a consciência ambiental dentro da instituição, e, devido o papel da EGPCE para o Estado, é fundamental que prioritariamente a qualidade de vida no ambiente de trabalho seja reforçado internamente, para então se multiplicar pelos demais servidores e assim contribuir com um Ceará mais sustentável”, afirmou.

As ações da A3P são estruturadas em seis Eixos Temáticos, são eles: Uso racional dos recursos naturais e bens públicos; Gestão adequada dos resíduos; Qualidade de vida no ambiente trabalho; Compras públicas sustentáveis; Construções sustentáveis e sensibilização e capacitação dos servidores. Todos os Eixos são fundamentados pela política dos 5R’S: Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais negativos significativos.

Clique aqui para saber mais sobre A3P