Acompanhe a participação do IPECE na Semana de Avaliação gLocal

1 de junho de 2020 - 11:29 # # #

Assessoria de Comunicação do IPECE

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) participa da Semana de Avaliação gLOCAL, que este ano vai ser realizado de 1º a 5 de junho. O gLOCAL é um evento para compartilhamento de conhecimento em avaliação e networking em todo o mundo, cujo objetivo é promover o uso de evidências na elaboração de políticas e incrementar resultados em desenvolvimento. Este ano, tendo em vista a pandemia causada pelo Covid-19, os organizadores recomendam que os workshops/debates sejam realizados on-line.

A convite do Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e África Lusófona (Clear) da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EESP), organizadora do gLOCAL no Brasil, o Ipece organizou uma programação com debates, minicursos e workshops para os cinco dias do evento (confira a programação completa no final da notícia). Na abertura da Semana de Avalição, dia (01/junho), ocorrerá uma mesa redonda que tratará da “Integração entre Institutos de Pesquisas e Fundações de Amparo ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico para a disseminação da Avaliação de Políticas no Setor Público”. Todo o evento será transmitido ao vivo no https://www.youtube.com/ipececeara.

A mesa redonda, que tem duração de uma hora e será iniciada às 10 horas, tem como expositores o professor João Mario Santos de França, Diretor Geral do Ipece; José Soares de Andrade Júnior, Cientista Chefe de Dados/Ipece/Funcap, e Tarcísio Haroldo Cavalcante Pequeno, presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). E foca, neste caso, a relevância das Centros e Fundações de Amparo à Pesquisa para disseminação da avaliação nos governos através da integração entre Centros e Fundações de Pesquisas.

OBJETIVOS

A gLOCAL week teve sua primeira edição em 2019 e este ano a semana vai ser realizada em junho. O objetivo do grande evento é apoiar a troca de conhecimentos e experiências em M&A, como forma de promover o desenvolvimento da capacidade de avaliação, apoiar a tomada de decisão baseada em evidências e fortalecer os resultados do desenvolvimento nos níveis local e global. Esses objetivos centrais para a missão da Iniciativa CLEAR são a inspiração do evento. Graças ao apoio de 177 instituições em todo o mundo, a Semana de Avaliação gLOCAL inaugural, em junho de 2019, decolou com sucesso. Mais de 270 eventos foram organizados em 38 países e cerca de 22.000 participantes foram convocados para aprender e compartilhar conhecimentos de M&A.

Este ano, os organizadores esperam alcançar maior número de participantes e países. Durante esta semana vão ser organizados diversos eventos em parceria com organizações públicas, privadas e acadêmicas interessadas em produzir, utilizar e promover o uso de avaliações de políticas públicas para o desenvolvimento econômico e social. Além das áreas temáticas tradicionais, como Desenvolvimento da Capacidade de Avaliação, Comunicação e Uso da Avaliação e Métodos de Avaliação, o gLOCAL deste ano apresentará um tema especial, ‘Avaliação 2030’, que pretende incentivar discussões sobre o papel da M&A no apoio à conquista de metas de desenvolvimento a longo prazo, como a Agenda de Desenvolvimento para 2030 e as Metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS).