Inscrições abertas para curso a distância sobre Elaboração de Projetos Sociais

5 de outubro de 2020 - 10:48 # # # # #

Servidores públicos federais, estaduais, municipais e demais interessados podem se inscrever até  22 de novembro

Estão abertas as inscrições para o curso Elaboração de Projetos Sociais, disponibilizado pela Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) em parceria com o Ministério da Economia, na modalidade de Educação a Distância (EaD). O curso já certificou mais de 4.111 pessoas em todo o Brasil. Servidores públicos federais, estaduais, municipais e demais interessados podem se inscrever até 22 de novembro pelo site. Esta é última oferta do curso em 2020.

O curso Elaboração de Projetos Sociais é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica firmado  – em julho de 2016  – entre Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), e o Ministério da Economia (do Planejamento à época). O Acordo tem o objetivo de capacitar servidores estaduais para uso eficiente da Plataforma +Brasil, que operacionaliza as transferências voluntárias de recursos federais nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e entidades privadas sem fins lucrativos.

Como Unidade Gestora do Acordo e órgão responsável por tratar de ações de capacitação no Estado do Ceará, a EGPCE disponibiliza para servidores e sociedade civil o curso Elaboração de Projetos Sociais, que faz parte da Trilha de Ensino para Multiplicadores da Rede +BRASIL.

De acordo com a diretora da EGPCE, Lúcia Siebra, oportunizar a participação de membros da sociedade civil no curso leva em consideração que muitos recursos da categoria das transferências voluntárias são aplicados em projetos aprovados pelos diversos ministérios e executados por estados, por municípios e por organizações da sociedade civil.

Conteúdo

Fornecido pelo Ministério da Economia, por meio da Diretoria das Transferências Voluntárias, com desenho institucional conduzido pela EGPCE, o conteúdo tem o objetivo de orientar a elaboração de projetos sociais, para que os projetos possam atender, de forma efetiva, às necessidades do cidadão. O curso conta com 20 horas e será realizado, de 23 de novembro a 23 de dezembro, com utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, sem tutoria.

Conheça os principais tópicos abordados:

Módulo I
– Vantagens de atuar por meio de Projetos
– Avaliação: análise da eficiência e da eficácia das alternativas selecionadas
– Roteiro para Elaboração de Projetos
– Redação de Projetos

Módulo II
– Captação de Recursos Públicos Federais
– Origem dos Recursos: O Orçamento Federal
– Emendas ao Orçamento da União
– Transferências de Recursos da União
– Elaboração, Gestão de Projetos e Captação de Recursos

Plataforma +Brasil

É uma ferramenta integrada e centralizada, com dados abertos, destinada à informatização e à operacionalização das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União a órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital, municipal, direta ou indireta, consórcios públicos e entidades privadas sem fins lucrativos.

As transferências de recursos garantem a implementação das políticas públicas e a manutenção da oferta de serviços prestados à população.