EGPCE fala sobre projeto o AJA no Seminário Educação Ambiental para o Saneamento Básico

30 de setembro de 2021 - 14:22

Aconteceu na tarde da última quarta-feira (29), o Seminário Educação Ambiental para o Saneamento Básico, promovido pelo Pacto pelo Saneamento Básico e coordenado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Ceará. O evento aconteceu de forma virtual por meio da plataforma de videoconferência Zoom.

Representando a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), a coordenadora pedagógica, Fernanda Diniz, ministrou a palestra intitulada Capacitação em Educação Ambiental para o Saneamento Básico, na qual expôs experiências exitosas relativas à temática do seminário. Ela explanou sobre o Programa e a formação Agente Jovem Ambiental (AJA), iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e EGPCE.

O programa está previsto na Lei Estadual 17.383, de janeiro de 2021. Até setembro de 2021, a formação AJA contou com duas turmas, totalizando a participação de 8.932 jovens cearenses em situação de vulnerabilidade.

Fernanda destacou os módulos do projeto, que tem duração de 12 meses, dentre eles estão: meio ambiente, consumo consciente, saneamento básico, biodiversidade e unidades de conservação, agroecologia e reflorestamento, leis ambientais e a elaboração do plano de ação comunitário (PAC) pelos estudantes.”, explicou ela.

Além da coordenadora da EGPCE, Fernanda Diniz, participaram como palestrantes Luis Salvatore, do Instituto Brasil Solidário e Cleilson Coutinho, professor de Física do Estado (CREDE 9).