EGPCE assina termo de compromisso com o programa Coleta Seletiva Solidária

24 de fevereiro de 2022 - 12:22 # # # #

A diretora da Escola de Gestão Pública do Estado Ceará (EGPCE), Priscilla Dias Marreiras, assinou na manhã desta quarta-feira (23) o Termo de Compromisso para a Coleta e Destinação de Resíduos Recicláveis, no âmbito do programa Coleta Seletiva Solidária, com a Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu (Socrelp). A solenidade aconteceu na sede da EGPCE e contou com as presenças do titular Artur Bruno, da Secretaria do Meio Ambiente, órgão gestor do programa, e da presidente da Socrelp, Janete Cabral Alves.

Para Priscilla Marreiras, o projeto não se trata apenas da segregação de resíduos. “Hoje, a EGPCE sela um compromisso que vai além da coleta seletiva. Queremos sim, replicar essa ação, e selar nossa parceria, não só na coleta, mas na formação de catadores”, disse. A Coleta Seletiva Solidária tem como objetivo a criação de processos que contribuam para a segregação e o correto descarte de resíduos sólidos nos órgãos da administração pública estadual, promovendo a inclusão social e geração de renda para os catadores de materiais recicláveis, associados e ou cooperados.

A presidente da Socrelp, agradeceu a parceria com a Sema que, segundo ela, sempre apoiou o trabalho dos catadores associados e ou cooperados. “Hoje assinamos mais uma nova parceria, uma parceria de mão dupla e que tenho certeza: vai dar certo!”, afirmou. Enquanto acontecia a solenidade para firmar o Termo de Compromisso, um caminhão da Socrelp já estava sendo carregado com mais de 400 quilos de resíduos recicláveis produzidos pela EGPCE. A coordenadora, Luzilene Saboia, e a técnica, Renata Martins, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/Sema), também participaram do evento.

O secretário Artur Bruno, mais uma vez, enalteceu o trabalho dos catadores. “Eles são ambientalistas, exemplos para a sociedade, prestam serviços ambientais fazendo o que todos deveriam fazer que é separar os resíduos”, destacou. Na ocasião, a representante da Comissão Setorial da Coleta Seletiva Solidária da Escola de Gestão Pública, Virgínia Brasil, apresentou o Programa Coleta Seletiva Solidária para os colaboradores presentes ao evento, demonstrando as etapas que devem ser seguidas para o desenvolvimento da ação. “Vamos todos trabalhar juntos”, disse ao apresentar os integrantes da Comissão. A EGPCE é o 14º. órgão da Administração Pública a assinar com o programa.

 

Coleta Seletiva Solidária

Instituído pelo Decreto Estadual 32.981, de 21 de fevereiro de 2019, assinado pelo Governador Camilo Santana, o programa determina que todos os órgãos públicos estaduais façam a coleta seletiva dos resíduos. Cabe à Sema coordenar o programa que visa a criação de processos que contribuam para a segregação e o correto descarte de resíduos sólidos nos órgãos da administração pública estadual, além de promover a inclusão social e renda para os catadores de materiais recicláveis, associados e ou cooperados.

 

 

Texto: Sema.