EGPCE recebe TCE para proferir palestra sobre Linguagem Simples e Direito Visual

29 de abril de 2022 - 09:46 # # # # # #

Nesta quinta-feira (28), o coordenador do Laboratório de Inovação em Controle do Tribunal de Contas do Ceará, Paulo Alcântara, proferiu a palestra “Linguagem Simples e Direito Visual: a experiência do Tribunal de Contas do Estado do Ceará” para os convidados do aniversário de 13 anos da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE).

Em sua apresentação, o palestrante contou sobre o curso e o trabalho realizado em parceria com o Laboratório de Inovação e Dados (Íris) para adequar os documentos do Tribunal de Contas do Ceará (TCE), utilizando a Linguagem Simples. Na palestra, também foi exposto sobre a crise da comunicação, que traz como algumas das suas características: muito conteúdo; pouco tempo para se informar bem e leitura/entendimento superficial, gerando pouco entendimento quando unidas a uma linguagem muito técnica e rebuscada. 

O trabalho do Íris no TCE foi capacitar pessoas para compreenderem o que é a Linguagem Simples e, a partir desse processo de conhecimento, reformular os documentos transformando todo texto e estrutura com base nesta técnica e no Direito Visual.