Planejamento na prática: EGPCE fortalecendo o legislativo municipal cearense
23 de janeiro de 2026 - 16:11

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), por meio da Coordenadoria de Educação em Gestão Pública (COEGE), deu um passo importante nesta semana para fortalecer a governança no Estado. Em encontro virtual, representantes da Escola e da Câmara Municipal de Maracanaú realizaram a I Reunião de Alinhamento Institucional marcando o início da construção do Planejamento Estratégico Institucional da Casa Legislativa. Na ocasião, foram alinhados os principais pontos e diretrizes que irão subsidiar o processo.
A iniciativa atende a uma demanda da Diretoria Geral da Câmara de Maracanaú, que busca elevar o padrão de governança da casa. Embora a Câmara já possua o Selo Diamante de Transparência da Atricon, a gestão identificou a necessidade de um planejamento institucional robusto para atender aos requisitos do Tribunal de Contas (TCE) e às exigências da Nova Lei de Licitações.
A coordenadora da COEGE, Paíta Façanha, destacou que o trabalho será pautado na reciprocidade e na construção conjunta. “A grande missão da escola é a formação. Vamos elaborar o plano por meio de uma capacitação prática, transformando o processo de planejamento em um ciclo de aprendizagem para os servidores”, afirmou Paita.
Metodologia de Trabalho e Planejamento
O projeto será conduzido de forma a garantir que os conceitos e ferramentas do planejamento estratégico sejam aplicados de maneira prática e alinhada à realidade da Câmara Municipal. Entre os principais pontos do planejamento discutidos, destacam-se: Visão Sistêmica: integração entre as áreas administrativa e legislativa, de forma a assegurar suporte adequado à atividade-fim dos parlamentares; Participação Ativa: mobilização dos 21 vereadores e do corpo técnico da Casa, garantindo que o planejamento reflita a identidade institucional; Alinhamento Orçamentário: estabelecimento de nexo entre o papel do Poder Legislativo e os instrumentos de gestão, como o Plano Plurianual (PPA) do município.
Como primeiros encaminhamentos do projeto, ficou definido o compartilhamento de documentos institucionais, a análise técnica para adequação da metodologia aos desafios do Legislativo municipal, além da previsão de início das oficinas de planejamento estratégico e da formação dos servidores.
O Papel estratégico da EGPCE no avanço da gestão pública
Gabriel Gregório, assistente de gestão, destacou o papel estratégico da EGPCE no apoio aos municípios:“A iniciativa vai além da entrega de um documento. Trata-se de um processo de formação continuada. Ao atuar junto ao legislativo municipal, a EGPCE cumpre sua missão de descentralizar o conhecimento e fomentar a governança interfederativa, garantindo que as ferramentas de gestão sejam aplicadas de acordo com a realidade de cada território. Ações conjuntas como essa transformam o conhecimento técnico em avanços reais para a Câmara Municipal e para a sociedade.”
O presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, Raphael Pessoa, reforçou a relevância do trabalho que será desenvolvido em parceria com a EGPCE, destacando que a atuação conjunta reafirma o compromisso da Casa Legislativa com a melhoria contínua das políticas públicas entregues à sociedade: “Hoje demos um passo muito importante para o fortalecimento da gestão da Câmara Municipal de Maracanaú. A reunião online com a EGPCE marcou o início do processo de construção do nosso Planejamento Estratégico, um instrumento fundamental para alinhar propósitos, organizar prioridades e orientar nossas ações de forma mais integrada e eficiente. Esse trabalho nos permitirá avançar no aprimoramento da governança, da gestão por resultados e da entrega de valor público à sociedade maracanauense.”
A reunião contou com a presença de Paíta Façanha (Coordenadora/COEGE) Gabriel Gregório (Assistente de Gestão – COEGE/EGPCE), Cirlane Cruz (Diretora Geral da Câmara), Anne Katherine (Controladora da Câmara) e Aldivia Felício (Chefe do Departamento Pessoal da Câmara).