EGPCE e SEPLAG realizam primeira reunião para implantação do Memorial do Planejamento do Ceará
7 de maio de 2026 - 11:08

A EGPCE e a SEPLAG realizaram, nesta terça-feira (05 de maio), a primeira reunião conjunta com foco na implantação do Memorial do Planejamento do Ceará, iniciativa voltada à preservação da memória do planejamento público no Estado.
O encontro reuniu o grupo de trabalho responsável pelo projeto e teve como objetivo a elaboração de um plano de ação, com a definição das etapas necessárias para sua implementação.
A proposta parte do reconhecimento de que a trajetória de seis décadas do planejamento governamental no Ceará reflete a evolução da gestão pública estadual, marcada por uma orientação desenvolvimentista e pelo compromisso com a ampliação da base econômica e a promoção de um desenvolvimento mais equânime.

Nesse contexto, o Memorial do Planejamento do Ceará será estruturado como um espaço estratégico para reunir, organizar e disponibilizar documentos e informações relevantes, incluindo não apenas o acervo produzido pela instituição, mas também conteúdos complementares, como registros e entrevistas que contribuam para a preservação da memória institucional.
A iniciativa também visa apoiar pesquisas, fomentar a produção de conhecimento e garantir o acesso a informações qualificadas sobre o planejamento público no Estado, fortalecendo a memória coletiva e institucional.
A reunião contou com a participação de representantes das duas instituições, evidenciando o caráter colaborativo da iniciativa. Pela SEPLAG, participaram Cidia, Anderson Maia, Assunção Magalhães e Gerusa Batista. Pela EGPCE, estiveram presentes Iran Melo, Milene Oliveira e Cíntia Monteiro.