EGPCE participa da Comissão Julgadora do IV Prêmio Projeto Inovador da Prefeitura de Fortaleza

18 de novembro de 2016 - 12:51

O IV Prêmio Projeto Inovador, promovido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza contou a presença, na condição de avaliador, do professor Jeimes Mazza Correia Lima que atua na Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará na Assessoria de Desenvolvimento Institucional da EGPCE. O convite foi realizado para participar da Comissão julgadora dos projetos apresentados, na oportunidade, foram avaliados 5 projetos finalistas, na Secretaria do Planejamento, Orgamento e Gestão de Fortaleza (Sepog).

Organizado pela Sepog, o prêmio tem como objetivo reconhecer e divulgar projetos e experiências inovadoras da Administração Municipal de Fortaleza que contribuem para a melhoria da Cidade e a eficiência da gestão pública. Na edição deste ano,  cinco finalistas foram escolhidos entre os 67 projetos inscritos.

Para  Jeimes Mazza, da EGPCE, consolidar essas iniciativas que valorizam a melhoria do serviço prestado à sociedade é fundamental, além disso, ele também reconheceu que participar da comissão julgadora foi enriquecedor.  “Por isso, é importante promover a integração entre o executivo municipal e estadual, para aprimorar os processos e qualificar o serviço público”, afirmou.

Além da comissão julgadora, composta por Marcos Antônio Martins, Vânia Freitas e Jeimes Mazza,  também participaram do momento de avaliação o Secretário municipal do planejamento, orçamento e gestão, Philipe Nottingham,  e Desirée Mota, coordenadora do Prêmio (foto). 

A presidente da Comissão Organizadora do IV Prêmio Projeto Inovador, Desirée Mota, avaliou a importância os projetos apresentados. “Chama nossa atenção que a maioria dos selecionados sejam projetos ‘meio’, projetos que melhoram a gestão. São resultado de muito trabalho de redesenho, do esforço das equipes de  Tecnologia da Informação e de decisão política, de querer fazer. Eles modernizam a gestão e permitem melhorar as atividades finalísticas, ou seja, as atividades de atendimento à sociedade de Fortaleza”, pontuou.

Para o presidente da Comissão Julgadora e doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcos Antônio Martins Lima, todos os projetos que chegaram para avaliação agregaram valor à Prefeitura. “Foi um desafio chegar aos cinco finalistas e agora aos três vencedores. Isso demonstra a maturidade da gestão”, disse o presidente.

Os projetos

De acordo com a Assessoria da Sepog, a Secretaria das Finanças (Sefin), sempre entre os vencedores, neste ano voltou à disputa, dessa vez com dois projetos: o Sistema Integrado de Gestão do Endividamento (Sigem) e o Programa de Educação Fiscal de Fortaleza. O primeiro monitora o endividamento municipal, a capacidade de pagamento e a gestão de todas as operações de crédito do Município. O segundo, realizado em parceria com a Secretaria da Educação, trabalha a importância dos tributos para o funcionamento da cidade com alunos da rede pública.

As Areninhas, política pública de sucesso que melhora a infraestrutura de campinhos de bairro, mudando o entorno e promovendo lazer, esporte, geração de renda e segurança na vizinhança, inscrita pela Secretaria do Esporte e Lazer (Secel), também estão entre os finalistas. Até o fim do ano, serão 20 Areninhas em Fortaleza. Completam os cinco finalistas, o Sistema de Gestão da Dívida Ativa Municipal, da Procuradoria Geral do Município (PGM), que virtualizou todo o processo de controle da dívida pública, melhorando a transparência e a gestão; e o Canal do Servidor, da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), portal que reúne uma série de serviços online para os servidores municipais.

Resultado

O resultado final será conhecido no evento Servidor em Ação, no dia 22 de novembro, que encerra as comemorações da IV Semana do Servidor com palestra de Halder Gomes, diretor do filme “Shaolin do Sertão”, e com a entrega do Troféu Servidor Destaque.  

Projetos Premiados em edições anteriores

III Prêmio Projeto Inovador 2015
1º lugar: Sistema de Gestão de Recursos e Planejamento de Fortaleza – Financeiro Contábil (GRPFOR-FC/SEFIN). Maior sistema corporativo da Prefeitura de Fortaleza tem foco na execução orçamentária, financeira e contábil do Município e abrange também a gestão de processos de aquisição, conrtatos e convênios, além de alimentar o Portal da Transparência e gerar informações para a prestação de contas mensal do Tribunal de Contas do Município (TCM).
2º lugar: Bicicletar (SCSP). Sistema de bicicletas compartilhadas com 80 estações em Fortaleza.

3º lugar: Desburocratização e Otimização do Processo de Aposentadoria (SEPOG). Redefiniu o fluxo da aposentadoria reduzindo para até 60 dias a conclusão de todo o processo que costumava durar de dois a seis anos. Além disso resultou numa economia de R$ 8 milhões mensais, valor médio pago pela Prefeitura para os servidores afastados, que aguardavam aposentadoria e permaneciam na folha de pagamento.

II Prêmio Projeto Inovador 2014
1º lugar: Modelo de Gestão de Arrecadação de ISS, da Secretaria de Finanças (SEFIN). Utilizando ferramentas de TI, a arrecadação aumentou 20%.
2º lugar: Estoque Zero de Processos, da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA). O redesenho do processo e a desburocratização agilizaram a liberação de alvarás que podia demorar até quatro anos para sair.
3º lugar: I Salão de Artes da Criança, da Secretaria de Cultura (SECULTFOR). Com participação de artistas locais e oficinas de criação de brinquedos a partir de sucata, envolveu 1.280 crianças e resultou numa exposição que ficou em cartaz no Estoril.

I Prêmio Projeto Inovador 2013
1º lugar: Plano Plurianual Digital (CEPS). Ferramenta inédita no Brasil, ampliou e fortaleceu a participação popular na definição dos investimentos prioritários da Prefeitura no PPA 2014-2017. Disponível em totens espalhados em pontos estratégicos da cidade e no portal da Prefeitura, o PPA Digital permitiu que a sociedade votasse nos eixos de atuação da gestão municipal que considera prioritários.
2º lugar: Portal de Governança de TI (SEFIN). Concentrando artigos, atas, a Política de Segurança e o Plano Diretor de TI da secretaria, além de fóruns e enquetes e do painel “Gestão à Vista”, que permite o monitoramento interativo dos projetos em andamento, o Portal de Governança de TI propaga uma cultura de incentivo à criação, organização e transmissão de informações estratégicas.
3º lugar: Academia Enem (Juventude). Nos moldes dos melhores cursinhos pagos, com equipe renomada de professores, aulões todo domingo, vasto material disponível na internet, apostilas e videoaulas de revisão, o Academia Enem beneficiou diretamente uma turma de quase cinco mil jovens estudantes da Rede Pública de Ensino no ano de 2013.

*Com informações da Assessoria da Sepog de Fortaleza

18.11.2016
Assessoria de Desenvolvimento Institucional-ADINS
www.egp.ce.gov.br