Primeira etapa do PDG capacita 100 gestores do Poder Executivo Estadual

13 de maio de 2014 - 11:16

Com o objetivo geral de desenvolver competências essenciais dos gestores, de modo a subsidiar ganhos de eficiência, eficácia e efetividade das políticas públicas, o Programa de Desenvolvimento e Formação Gerencial (PDG) capacitou na primeira etapa 100 gestores do Poder Executivo Estadual, entre titulares da básica, média e alta gerência. O Programa é uma iniciativa da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP-CE), que contratou a Fundação Dom Cabral (FDC) para desenvolver as atividades de formação. O PDG foi elaborado considerando a necessidade de alinhar os projetos estratégicos do Governo do Estado na área da gestão. Para isto, foi feita uma pesquisa em 66 órgãos do governo estadual e em algumas escolas de governo.

Na primeira turma do curso “Gestão Pública Contemporânea” (32h/a), que integra o PDG, voltado para a gerência básica dos órgãos estaduais (articuladores, assessores, chefes de gabinete, gerentes, orientadores de célula e supervisores), o público-alvo discutiu sobre gestão pública orientada a resultados, gestão estratégica de pessoas, gestão de processos e gestão de projetos. Ao todo, 60 gestores foram capacitados, sendo 30 na primeira turma e 30 na segunda turma. O curso aconteceu em novembro de 2013.

Em abril e maio deste ano, as atividades do programa tiveram continuidade com a realização do curso “Gestão Pública por Resultados” (40h/a), voltado para a alta e média gerência (secretários, secretários adjuntos, secretários executivos, superintendentes, presidentes, diretores gerais, reitores, perito geral, perito adjunto, diretores, coordenadores e pró-reitores). O conteúdo programático incluiu a discussão dos seguintes módulos: cenários e perspectivas da gestão pública, governança social e gestão de redes organizacionais, gestão pública contemporânea, visão sistêmica e modelo de gestão para a criação de valor público e liderança e gestão de pessoas no setor público. No final, 40 gestores participaram da capacitação. Além dos cursos, estão previstos o investimento em outras metodologias, como a realização de seminários, palestras, oficinas entre outras.

Fundação Dom Cabral (FDC)

A Fundação Dom Cabral, instituição contratada pela EGP-CE para formar os gestores do Poder Executivo Estadual, foi considerada a escola de negócios brasileira mais bem colocada no ranking elaborado pelo jornal britânico Financial Times, entre as 70 melhores do mundo em educação executiva, ficando na 23ª colocação. No Brasil, mais três instituições apareceram na lista: o Insper, em 38º lugar; a Saint Paul Escola de Negócios, em 59º lugar; e a Fundação Instituto de Administração (FIA), em 69º lugar. A pontuação leva em conta itens como a preparação dos alunos, a qualidade dos participantes, o corpo docente, a estrutura, estrangeiros nos cursos e a presença internacional da instituição. O resultado foi divulgado no dia 11 de maio.

Assessoria de Comunicação da EGP-CE
Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP-CE)
Contato: (85) 3101 3832 / (85) 8849 9895 (Jair Melo)
Twitter: @egpce
Facebook: www.facebook.com/egpce