Gestores participam do lançamento do VI Ciclo do Prêmio Ceará Gestão Pública

20 de maio de 2014 - 11:02

Secretário Eduardo Diogo fala durante a solenidade de lançamento VI Ciclo do Prêmio Ceará Gestão Pública (PCGP) 2014 

Gestores públicos de diferentes instituições públicas civis e militares do estado do Ceará estiveram reunidos no dia 19 de maio no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) para participarem do lançamento do VI Ciclo do Prêmio Ceará Gestão Pública (PCGP) 2014, organizado pela Coordenadoria do GesPública. A solenidade contou com a presença do secretário da Seplag, Eduardo Diogo; a diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP-CE), Lena Lobo Neiva; a coordenadora do GesPública, Sílvia Kataoca; entre outras autoridades.

Em sua apresentação, o secretário Eduardo Diogo ressaltou a importância do Prêmio para as instituições governamentais e apontou como uma das conquistas recentes a criação da Coordenadoria do GesPública, ligada à Seplag. “Eu acredito que neste momento nós precisamos destacar dois pontos que precisamos avaliar em 2014: a Lei de Greve em consonância com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a relação entre gestão e controle, que a cada dia deve ser aperfeiçoada a fim de buscar cada vez mais a melhoria da administração pública”, declarou. Na ocasião, a gerente do Prêmio, Marilac Coelho, detalhou as categorias da premiação e explicou como se dará o processo de avaliação junto às instituições.

O evento teve continuidade com a apresentação de palestra que teve como tema “O Impacto do Setor Público no Desenvolvimento Nacional”, proferida pelo economista e professor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Ph.D Paulo César Batista. Entre outros assuntos, o palestrante abordou sobre os modelos (paradigmas) do Desenvolvimento, as condições institucionais, a performance dos “atores” e da economia em sua totalidade, conceituou as instituições e falou sobre o papel do Governo para o desenvolvimento. “Sem uma institucionalidade adequada, os agentes econômicos podem seguir um caminho errado, um outro rumo”, disse o professor Paulo César Batista. Ao analisar a nova economia, ele afirmou: “Nós temos que procurar caminhos diferenciados, caminhos inovativos”.

EGP-CE e GesPública

No contexto do Gespública, a EGP-CE atua na capacitação dos servidores públicos a fim de que o serviço público seja eficiente e eficaz, atendendo aos anseios e necessidades da população. Em outras palavras, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará insere-se neste processo como uma instituição guia dos gestores na elaboração e execução das políticas públicas, ao tornar o Estado burocrático e eficaz, ágil e disciplinado e tecnicamente preparado.

Prêmio Ceará Gestão Pública (PCGP) 2014

O PCGP é realizado em ciclos anuais de premiação e seu processo de avaliação da gestão tem por base o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), nas categorias 500 pontos e 250 pontos. A criação do PCGP tem um histórico iniciado em 2008, quando o Governo do Estado, por meio da Seplag, ancorou o então Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O Ceará é o estado pioneiro em ancorar o GesPública no Poder Executivo Estadual. Ao assumir esse desafio, a Seplag articulou, junto ao Governo, a criação de um prêmio visando fortalecer esse objetivo.

Instituído em abril de 2009 e criado com base no Premio Nacional da Gestão Pública, o PCGP mantém as características universais da gestão de excelência que o identifica com os modelos de gestão utilizados pelos setores públicos e privado em mais de 120 países. As inscrições para o Prêmio devem ser feitas até o dia 3 de junho. Podem concorrer entidades e órgãos públicos, de qualquer uma das três esferas de Governo. A entrega dos relatórios será no dia 11 de agosto. Os vencedores serão conhecidos na entrega do Prêmio Ceará Gestão Pública 2014, que acontecerá em novembro de 2014 na ocasião do Congresso Ceará Gestão Pública 2014, evento coordenado pela EGP-CE.

Informações pelos telefones (85) 3101.3876 e 3101.6130 ou por e-mail: gespublica@seplag.ce.gov.br.

Clique aqui e confira as fotos.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Seplag

Assessoria de Comunicação da EGP-CE

Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP-CE)

Contato: (85) 3101 3832 / (85) 8849 9895 (Jair Melo)

Twitter: @egpce

Facebook: www.facebook.com/egpce