SDE cria Grupo de Trabalho e Ação de Inteligência para Competitividade

25 de junho de 2015 - 12:58

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) instalou o Grupo de Trabalho e Ação de Inteligência para a Competitividade, formado por técnicos da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE), e da Coordenadoria de Políticas Estratégicas (Copes), responsável pela inteligência da SDE. O GTIC vai mapear todo o Ceará para conhecer as vocações e demandas dos municípios, produzindo estudos que subsidiarão, com informações estratégicas, as decisões sobre a atração e implantação de investimentos, de maneira a reduzir as desigualdades regionais.

Na primeira reunião do GTIC, coordenada pela secretária Nicolle Barbosa, foi definida a criação de um Conselho Consultivo formado por empresários com o objetivo de aproximar a iniciativa privada da política de desenvolvimento econômico do Estado. Foi definida também a integração dos sistemas de geração de informações estratégicas da SDE, Fiec e Fecomércio.

Participaram da reunião, os representantes da Fiec – Sampaio Filho e Guilherme Araújo (ambos do Núcleo de Economia), Heitor Studart (Conselho de Infraestrutura – Coinfra da Confederação Nacional da Indústria – CNI), Renato Aragão e Elaine Cristina (do Núcleo de Meio Ambiente); a representante da Fecomércio, Georgia Philomeno; e os integrantes do Copes, Filipe Rabelo (coordenador), Mauricio Baco e Pedro Fernando.

De acordo com a secretária do Desenvolvimento Econômico, Nicolle Barbosa, o fortalecimento e a atração de novos negócios serão voltados tanto para as médias e grandes empresas como para os pequenos empreendimentos. “O investimento, apoiado na inovação e focado na formação de capital humano, deve ser estimulado em todos os setores produtivos e seu encadeamento e em todas as regiões do Estado, não importa o tamanho do empreendimento nem a origem do capital. Vamos desenvolver o Ceará e enfrentar a desigualdade regional.” destacou.

A criação do GTIC foi ressaltada por Heitor Studart, que é do Conselho Temático de Infraestrutura da Fiec junto à CNI. “É excelente a iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de caminharmos juntos, setor produtivo e Governo”.

Assessoria de Comunicação da SDE
Suzete Nocrato – 85. 98212.7634  / 3444.2901