Oferta de cursos da EGPCE: 14 cursos contemplam servidores da capital e do interior

15 de setembro de 2015 - 03:17

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) oferta, durante a semana de 14 a 18 de setembro, sete cursos presenciais e sete cursos na modalidade EaD (educação a distância) previstos na programação deste mês. Dentre os cursos presenciais, três deles acontecem no interior do estado atendendo à demanda exclusiva dos municípios do Vale do Jaguaribe e da região do Cariri. Já o curso sobre cotação eletrônica contempla as escolas estaduais situadas nas regiões de abrangência das Coordenadorias Regionais de Educação (CREDEs) dos municípios de Tianguá e Camocim.

Segue relação dos cursos presenciais:

• Processo de Transferência de Recursos por meio de Convênios e Congêneres – SICONV-CE – Concedentes – Turma 3 (20 h/a), sendo realizado no período de 14 a 18 de setembro (turno tarde). A turma é exclusiva para os concedentes responsáveis pela transferência de recursos por meio de convênios e congêneres do Poder Executivo Estadual. O objetivo deste curso é capacitar os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual na legislação de transferência de recursos por meio de convênios e congêneres, com a utilização dos sistemas informatizados. As aulas são ministradas pela instrutora Lara de Oliveira Osório Ayres (CGE).

• Formação de multiplicadores do Cadastro Ambiental Rural (CAR) – SEMACE – Turma 2 (40 h/a), sendo realizado no período de 14 a 18 de setembro (integral), em Jaguaribe/ CE. A turma é exclusiva para servidores/ empregados públicos da SEMACE. O objetivo deste curso é formar multiplicadores para ministrar cursos de capacitação e atendimento aos pequenos proprietários rurais, criando pontos focais do CAR em cada território rural. As aulas são ministradas pelas instrutoras Jaine Ariely Cubas e Marcela Eberius Mendonça (SEMACE).

• Formação de Instrutores – Turma 1 (40h/a), ocorrendo no período de 14 a 18 de setembro (integral). Apresenta como público-alvo servidores/empregados públicos que atuam ou que tenham interesse em atuar na instrutoria da EGPCE. O objetivo é capacitar servidores técnicos e/ou gestores no papel de instrutores/facilitadores do processo ensino-aprendizagem em temas pertinentes a sua área de atuação e conhecimento, instrumentalizando-os quanto ao planejamento e organização do curso (elaboração de planos de curso e de aula), dimensionamento de recursos e materiais, postura profissional e avaliação. As aulas são ministradas pelo facilitador Antonio Augusto Almeida Cruz.

• Sistemas Corporativos de Execução de Projetos (SIAP, WEBMAPP e LIMITE COGERF) (20h/a), sendo relizado no período de 14 a 18 de setembro (turno manhã). A turma é formada por servidores/empregados públicos estaduais que atuam nas áreas de planejamento, orçamento e finanças. O objetivo deste curso é capacitar equipes das setoriais no uso dos sistemas corporativos SIAP/WEBMAPP e limite COGERF. As aulas são ministradas pela instrutora Kelly Rosana Holanda Lavor (SEPLAG).

• Técnicas de Organização de Arquivos (20h/a), sendo realizado no período de 14 a 18 de setembro (turno tarde). O curso é para atender os servidores/empregados públicos estaduais que atuam na área administrativo-financeira. O objetivo é apresentar conceitos, funções e princípios de arquivologia, diferenciações entre arquivo, biblioteca e museu. Estudar as formas e peculariedades do gerenciamento de informações. As aulas são ministradas pelo instrutor Paulo André da Silva Gomes.

• Crimes Contra a Administração Pública Módulo I e II – Este curso faz parte do Projeto Cidades do Ceará – Cariri Central. Com 32 h/a e acontecendo no período de 15 a 18 de setembro, em Juazeiro do Norte/CE, a turma é formada por servidores/empregados públicos estaduais e municipais da Região do Cariri Central que atuam na área administrativa. O objetivo é o de ampliar e desenvolver conhecimentos sobre as necessidades das organizações públicas. As aulas serão ministradas pelo instrutor Francisco Otoni de Queiroz Moura (SEFAZ).

• Aquisições por Cotação Eletrônica pelas Escolas Estaduais (4 h/a), o curso será realizado para três turmas exclusivas, sendo uma para CREDE 04 (Camocim) e duas para CREDE 5 (Tianguá), nos dias 16 (manhã) e 17 (manhã e tarde) de setembro, respectivamente. O público será formado por gestores e equipe de apoio de compras das Escolas Estaduais das respectivas CREDEs. O objetivo geral é capacitar na utilização da sistemática de Cotação Eletrônica para aquisição de bens, materiais e serviços comuns e de pequeno valor em observância à Legislação Estadual. As duas turmas serão ministradas pelo instrutor Venicio Paulo Mourão Saldanha (SEPLAG).

Maiores informações sobre estes e outros cursos, bem como sobre o processo de inscrição, entrar em contato com a EGPCE pelo telefone (85) 3101. 3844