Experiências britânica e brasileira em PPP são debatidas em seminário

1 de dezembro de 2015 - 10:37

Aumentar texto

Evento será realizado nos dias 1º e 2 de dezembro, na Seplag

 

Debater as experiências do Reino Unido em Parcerias Público-Privadas na área de educação com a participação de gestores e técnicos do Governo do Estado será o principal objetivo do Seminário PPP em Educação: experiências Britânica e Brasileira a ser realizado nos dias 1º e 2 de dezembro, no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão. O evento será uma oportunidade para reflexão sobre os principais desafios e compartilhamento de  informações sobre os resultados alcançados. No primeiro dia, a programação será dedicada à reunião fechada da Rede PPP.

Serão realizadas discussões sobre o caso britânico, debatendo desde os aspectos das modelagens dos contratos, tecnologias educacionais existentes, diagnósticos da educação no Reino Unido e inserindo também reflexões sobre as particularidades políticas que compuseram a construção do modelo. Serão apresentadas também as primeiras experiências brasileiras em PPP de educação, avaliando os resultados até então alcançados e projetando cenários para as PPP no Brasil.

O evento terá a presença de especialistas como Simon Devney, gerente comercial do Education Funding Agency, Departamento de Educação do Reino Unido, Afonso Celso, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, Bruno Rodrigues, administrador da área de estruturação de Projetos do BNDES, Bruno Pereira, da Radar PPP, Duval Guimarães, gerente de Relações Institucionais e Impacto Social Pearson Brasil, Eduardo Stevanato, da MSTECH, empresa de tecnologia e inovação educacional,  Hilário Nogueira, diretor de Negócios da Conesul, distribuidora exclusiva e representante da Jelly James no Brasil, e Vera Lúcia Cabral Costa, consultora em educação e tecnologias da informação e comunicação.

Estarão presentes a vice-governadora Izolda Cela, o secretário Hugo Figueirêdo, do Planejamento e Gestão,  o secretário executivo Joaquim Firmino, da Infraestrutura, e representantes do BID e da UNOPS. O público-alvo é composto por gestores e servidores públicos em diferentes áreas, interessados na temática das Parcerias Público-Privadas, em especial na educação. Espera-se também a participação de representantes do setor privado, interessados na experiência britânica e brasileira no assunto e com o desejo de investir e colaborar com o setor público nos desafios futuros.

O evento é aberto e o acesso será gratuito, porém as vagas são limitadas. É necessário inscrição, que pode ser feita por meio do link ficha de inscrição do semin ário.

Clique aqui para ver a programação.

Importância da experiência britânica

A Embaixada Britânica no Brasil tem apoiado estados e municípios, visando compartilhar as experiências do Reino Unido em Parcerias Público-privadas. São destacadas não apenas experiências exitosas, mas também as dificuldades, desafios e até mesmo eventuais fracassos nessa jornada das últimas décadas. O desejo é de colaborar para que os entes federativos brasileiros possam realizar PPP com maior conhecimento técnico, favorecendo a eficiência e a transparência nos projetos.

São implementadores do projeto a LSE Enterprise, braço de consultoria da London School of Economics and Political Science, responsável por organizar o conhecimento em torno das PPP no Reino Unido e na União Europeia e disseminar o conteúdo em fóruns, debates, workshops, seminários, além da Missão Técnica ao Reino Unido que reúne gestores públicos do Brasil inteiro para realização de cursos e visitas técnicas, observando em loco as principais experiências de PPP no Reino Unido.

A Fundação Escola de Sociologia e Política é implementadora local do projeto. Uma parceira estratégica, pois oferece conhecimento adquirido durante as últimas décadas sobre as instituições públicas e privadas brasileiras, colaborando para um aprimoramento dos saberes sobre as realidades locais, organizando eventos, promovendo debates e convidando professores e consultores para estabelecer uma discussão atualizada sobre as PPP no Brasil.

A Rede PPP é uma parceira de grande importância, pois apresenta-se como uma aliada fundamental para chegarmos às diferentes unidades de PPP em estados e municípios brasileiros, lá devidamente representados. É essencial que possamos estabelecer dinâmicas de experiências comparadas em políticas públicas.

A UNOPS, escritório da Organização das Nações Unidas para Serviços de Projetos (United Nations Office for Project Services) é parceira dos projetos da Rede de PPP, atuando como organismo operacional da ONU. 

Situação das PPPs no Ceará

No Ceará, o Governo do Estado instituiu a Lei estadual em 2004 e a revisou na Lei Nº 14.391 de 07 de julho de 2009, que deu embasamento e permitiu celebração do primeiro contrato para reforma, ampliação, adequação, operação e manutenção do estádio Castelão, bem como do projeto Vapt Vupt, as duas PPP que se encontram em execução no Estado. O Plano Estadual de PPP do Ceará tem projetos de vários setores tais como Saúde e Desenvolvimento Social, dentre outros. Esses projetos se encontram em vários estágios distintos, estando sua maioria na fase de estudos e análise.

30.11.2015

Assessoria de Comunicação da Seplag
Luiz Pedro Neto – (85) 3101.4495

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br   / (85) 3466.4898

voltar