“Instrumentos de PPP são fundamentais para impulsionar economia” afirma Secretário da Seplag em seminário

4 de dezembro de 2015 - 19:08

Aumentar texto

Evento debateu experiências britânica e brasileira em PPP

Ao abrir o Seminário PPP em Educação: experiências Britânica e Brasileira, o secretário do Planejamento e Gestão, Hugo Figueirêdo, destacou a importância da iniciativa para melhorar a eficiência da gestão pública e explorar possibilidades de atração de investimentos privados para gerar empregos, “onde é importante que cada território consiga estabelecer suas estratégias, atrair investimentos e conseguir se inserir nesse cenário de elevada competitividade mundial”, reforçou o secretário.

O titular da Seplag salientou que o evento acontece num momento muito oportuno quando o Governo do Estado está discutindo e avaliando possibilidades de parcerias com a iniciativa privada em várias modalidades, não só relacionadas a PPP. Hugo Figueirêdo recomendou que mesmo em momentos de economia recessiva “a gente não deve desanimar. Devemos buscar possibilidades de crescimento e ter uma visão positiva das oportunidades de investimentos. Ao concluir o Secretário enfatizou: “Os instrumentos de PPP são fundamentais para impulsionar o crescimento, a geração de empregos e restabelecer a confiança na economia”.

A programação do Seminário foi aberta na manhã desta quarta-feira, dia 02/12, no Auditório da Seplag, com a presença do coordenador de Projetos da Embaixada Britânica no Brasil, Matheus Ortega, do secretário executivo da parceria público-privada do estado da Bahia, Rogério Princhak, do assessor sênior e diretor associado de programas da LSE, Carlos Alexandre Nascimento, do coordenador de projetos da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Rafael Castilho e do secretário adjunto da Controladoria e Ouvidoria Geral, Marcone Lemos.

O coordenador de Projetos da Embaixada Britânica no Brasil, Mateus Ortega, lembrou que o Reino Unido é um dos primeiros países a iniciar as PPPs e desde a década de 1980 fez mais de 700 projetos no valor superior a 50 bilhões  de libras. “A idéia é trazer esse “know-how” para colaborar no desenvolvimento do Brasil”, enfatizou.

Para o assessor sênior e diretor associado de programas da LSE, Carlos Alexandre Nascimento, o evento reforça o compromisso da LSE de ajudar estados e municípios a construir as suas capacidades institucionais a formular, implementar e monitorar projetos de PPP. “Temos observado carência de conhecimentos e conceitos que impossibilitam a construção das capacidades técnicas para que os projetos possam deslanchar. A nossa intenção é melhorar essas capacidades para que os governos possam colocar os projetos para funcionar”, acrescentou Alexandre.

O coordenador de projetos da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Rafael Castilho, recomendou que para que as PPP prosperem, é preciso estabelecer canais de diálogo para discutir com a sociedade “É um processo longo que vamos construir com diálogo. Precisamos ter as PPP como instrumento importante para modernizar o estado brasileiro e melhorar a prestação de serviço para a sociedade”, reforçou Castilho.

A coordenadora de Cooperação Técnico-Financeira da Seplag e coordenadora do grupo técnico de parcerias do Estado do Ceará, Ticiana Gentil, falou da parceria existente com a Embaixada Britânica desde 2013 e dos eventos realizados  ao longo deste período objetivando aprimorar os conhecimentos na matéria. Ressaltou que o tema educação é bastante empolgante para o Estado, setor que se tem investido bastante e alcançado bons resultados. “Três municípios cearenses – Sobral, Groaíras e Porteiras – lideram o ranking do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, motivo de orgulho para todos os cearenses”, destacou a coordenadora da Cotef.

O evento teve a participação de mais de 100 pessoas representantes dos governos do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Piauí, Bahia, Mato Grosso, Sergipe, Ceará e Distrito Federal, prefeituras do Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza, BNDES, UNOPS (Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projeto) e servidores públicos de vários órgãos.

No período da manhã foi apresentada a experiência Britânica e Brasileira e a tarde as tecnologias educacionais. O seminário foi precedido de reunião da Rede de PPP, que ocorreu no último dia 1º.

04.12.2015

Assessoria de Comunicação da Seplag