STDS e Sesi/CE celebram parceria para ações de aprendizagem

17 de dezembro de 2015 - 17:00

Aumentar texto

Por meio do Projeto Primeiro Passo, 100 jovens serão qualificados em cursos

com foco na área administrativa

Data: 17 de dezembro (quinta-feira)

Horário: 9 horas

Local: Fiec (Auditório Waldyr Diogo) – Avenida Barão de Studart, 1.980, Aldeota

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e o Sesi/CE celebram, nesta quinta-feira, 17 de dezembro, um termo de cooperação técnica para a realização de ações de qualificação profissional, encaminhamento para estágio e aprendizagem que atenderão 100 jovens a partir de janeiro próximo. Desenvolvido por meio dos projetos Primeiro Passo, da STDS, e ViraVida, coordenado pelo Sesi, a parceria vai ofertar cursos com foco na área administrativa. As qualificações serão ministradas no Sesi da Parangaba, em Fortaleza. Serão beneficiados jovens de 16 a 23 anos, nas linhas de ação Aprendiz, Bolsista e Estagiário.

A formalização da cooperação técnica entre a STDS e o Sesi/CE promove a política de geração de emprego e renda do governo do Estado e amplia as oportunidades de inserção de cidadãos em situação de vulnerabilidade social e econômica no mercado de trabalho, por meio de parcerias com indústrias ou empresas privadas conveniadas.

Projeto Primeiro Passo

O Primeiro Passo capacita e cria oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional. Em 2015, o projeto já capacitou 11.700 jovens em todo o Estado, por meio de quatro linhas de ação: Bolsista, Aprendiz, Estagiário e Empreendedor Juvenil.

Projeto ViraVida

Criado em 2008 pelo Conselho Nacional do Sesi, o ViraVida oferece aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver suas habilidades através de cursos que mesclam formação profissional e educação básica, com abordagem de temas como cidadania, saúde, direitos humanos e orçamento familiar, além de atendimento psicossocial, médico e odontológico. O ViraVida atende mais de cinco mil jovens no Brasil, em 26 cidades. No Ceará, já foram atendidos 717 jovens, em 32 turmas formadas, com um índice de empregabilidade posterior de 79%.

O Serviço Social da Indústria (Sesi) tem como desafio desenvolver uma educação de excelência voltada para o mundo do trabalho e aumentar a produtividade da indústria, promovendo o bem-estar do trabalhador. O Sesi oferece soluções para as empresas industriais brasileiras por meio de uma rede integrada, que engloba atividades de educação, segurança e saúde do trabalho e qualidade de vida.

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria do Trabalho Desenvolvimento SocialSTDS