STDS forma 142 novos profissionais no interior do Estado

21 de dezembro de 2015 - 14:24

Aumentar texto

Primeiro Passo1A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) segue com sua política de capacitação e forma 142 jovens e adultos de Capistrano, Jaguaruana e Itaiçaba, através dos projetosCriando Oportunidades e Primeiro Passo. A solenidade de entrega de certificados acontecerá nesta sexta-feira (18), em eventos realizados nos três municípios.

Pelo projeto Criando Oportunidades, 25 educandos foram formados no curso de Eletricista, 16 no curso de Cabeleireiro, 20 no curso de Costureiro e 40 no curso de Doces e Salgados. Já pelo projeto Primeiro Passo, na linha de ação Jovem Bolsista, 41 novos profissionais foram capacitados, sendo 23 no curso de Auxiliar Administrativo e 18 em Agente Operacional de Vendas. Serão entregues 66 kits instrumentais de trabalho aos formandos que obtiveram mais de 75% de frequência nas aulas e melhores desempenhos durante o período de aprendizagem.

Só neste ano, o projeto Criando Oportunidades capacitou 5.801 pessoas, divididas em 380 turmas, em 107 municípios cearenses. Já o projeto Primeiro Passo capacitou cerca de 11.700 jovens em todo o Estado, por meio de quatro linhas de ação: Bolsista, Aprendiz, Estagiário e Empreendedor Juvenil.

Os projetos

O projeto Primeiro Passo cria oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens de 16 a 24 anos, oriundos da rede pública de ensino, que se encontram em situação de risco social e vulnerabilidade, estimulando-os por meio do desenvolvimento de suas competências social e profissional.

Articulado com outras políticas públicas, o Criando Oportunidades também consolida a política de geração de emprego, trabalho e renda do governo do Ceará, fortalecendo a cidadania e ampliando as oportunidades de inserção dos cidadãos cearenses em situação de vulnerabilidade social e econômica no mercado do trabalho. As turmas do projeto são capacitadas para desenvolver competências técnicas específicas compatíveis com a potencialidade e a situação socioeconômica de cada município.

Serviço: 18 de dezembro (sexta-feira)

– Capistrano

Hora: 9 horas

Local: Prefeitura Municipal de Capistrano – Praça Major José Estelito Aguiar, s/n