Evento marca os 50 anos de criação do Planejamento no Governo

26 de fevereiro de 2016 - 18:39

Aumentar texto

A programação será marcada por atividades ao longo do ano

Os 50 anos da atividade de Planejamento do Governo do Estado começam a ser comemorados a partir desta segunda-feira, dia 29/02, às 9 horas, com uma solenidade no auditório da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). O evento constará de descerramento de placa comemorativa, composição da mesa das autoridades e palestra seguida de debate a ser proferida pelo professor Pedro Cavalcante Ferreira. O palestrante é mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e PhD pela University of Pennsylvania, além de professor da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas.

A atividade de Planejamento no Governo do Estado teve início no ano de 1966, com a criação da Secretaria do Planejamento. A partir daquele ano, a Secretaria começou a se afirmar como o órgão central do sistema estadual de planejamento, com a coordenação da elaboração e execução dos instrumentos de planejamento, captação de recursos, monitoramento de programas e projetos, entre outras ações que contribuíram para o avanço da gestão pública e repercussões positivas para a sociedade cearense.

Em 2007, acompanhando as mudanças ocorridas no âmbito federal e com o propósito de aproximar funções estratégicas inerentes à administração pública, o governo estadual promoveu a fusão da Seplan e da Secretaria da Administração (Sead), criando a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

No ano do cinquentenário do Planejamento no Governo do Estado, a Seplag, em parceria com a Casa Civil, Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) e Escola de Gestão Pública (EGP), promoverá ao longo do ano de 2016, eventos comemorativos, seminários sobre Políticas Públicas, lançamento de documentário, publicação de resgate histórico do planejamento, homenagens a personalidades que participaram de marcos importante do planejamento estadual, entre outras atividades.

(Inscreva-se no link)

26.02.2016