Prefeitura de Fortaleza capacita nova turma de agentes de trânsito da Guarda Municipal

26 de fevereiro de 2016 - 13:01

Aumentar texto

A equipe de 60 servidores iniciou o treinamento na última segunda-feira (22/02), na sede do Detran

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), iniciou a capacitação de mais uma turma de guardas municipais que vão atura no trânsito da cidade. A equipe de 60 servidores iniciou o treinamento na última segunda-feira (22/02), na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na Maraponga.

A primeira turma de 2016 passará por uma capacitação de cerca de 140 h/a de aulas teóricas e práticas, organizada pelo próprio Detran, Escola de Gestão Pública do Estado e Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). “É a mesma formação de qualquer outro agente de trânsito, com disciplinas que tratam de legislação de trânsito, ética no serviço público, atendimento ao público, postura profissional e noções básicas de perícia, de primeiros socorros e de direção defensiva”, explica do gerente da Célula de Segurança Viária da Sesec, inspetor Henrique Martins.

Essa é a quarta turma de guardas municipais que a Prefeitura capacita com o objetivo de trabalhar no tráfego na cidade em parceira com a AMC. “Com essa nova turma, o prefeito Roberto Cláudio vem cumprindo o cronograma previsto de capacitar esses servidores atuar na pacificação do trânsito em Fortaleza”, ressalta o titular da Sesec, Francisco José Veras.

A Guarda Municipal no trânsito

Atualmente 250 guardas municipais estão aptos para atuar como agentes de trânsito na cidade, com orientação, educação e fiscalização. Os trabalhos são desenvolvidos em vários pontos de Fortaleza, sempre em parceria com a AMC.

A Guarda Municipal está se adequando a Lei 13022 que prevê, dentre outras ações, a atuação no trânsito. Dentre os critérios estabelecidos para participar da formação estão: ter nível médio completo, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) A, B ou AB e estar, preferencialmente, em atividade operacional.