Curso de relações interpessoais na EGPCE desenvolve atividades práticas

22 de março de 2016 - 17:31

Aumentar texto

DSC_0029_modificada DSC_0033_modificada

Realizou-se entre os dias 14 e 23 de março na Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará – EGPCE, o curso Relações Interpessoais no Trabalho. Como instrutor, conduzindo os trabalhos, tivemos a presença de Ricardo George de Araújo Silva, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará – UFC e doutorando em Filosofia. Atualmente é Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

O curso, totalizando vinte (20) horas-aula, teve como finalidade facilitar espaços de reflexão e vivências que favoreçam a qualidade nos relacionamentos interpessoais, especialmente, no ambiente de trabalho, fortalecendo o trabalho em equipe. Em uma das atividades planejadas para a formação, os espaços da EGPCE foram utilizados para, através de dinâmicas onde os cursistas simulavam algum tipo de deficiência, (visual, auditiva ou locomotora) cumprir com uma das habilidades previstas, que era de desenvolver o trabalho em equipe.

Para o resultado esperado, ao final do curso, os participantes deveriam estar aptos a manter um relacionamento interpessoal harmonioso, baseado no compromisso com a instituição, facilitando o aprendizado coletivo e focado em resultados.

Para o instrutor Ricardo George, “a relevância do curso está em levar ao grupo as vivências e reflexões que os façam se perceber e perceber os outros como legítimos outros, ou seja, desenvolver sensibilidade para a importância do trabalho em equipe, da comunicação e do desenvolvimento da inteligência emocional”. A cursista Glausy Maria Pinheiro assim se posicionou, “o tema é de fundamental importância para otimização dos processos organizacionais, cuja a prática conduzirá a resultados satisfatórios nos relacionamentos organizacionais e, acima de tudo, no campo pessoal”.

DSC_0037_modificada DSC_0038_modificada

DSC_0076_modificada DSC_0079_modificada