EGPCE e SEMA assinam Termo de Cooperação Técnica e Adesão da A3P

1 de junho de 2016 - 12:09

Na manhã do dia 31 de maio de 2016, foram assinados o Termo de Adesão da A3P e o Acordo de Cooperação Técnica entre a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará – EGPCE e a Secretaria do Meio Ambiente – SEMA. Participaram do evento o Secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Artur José Vieira Bruno, o Coordenador de Educação Ambiental e Articulação Social, Ulisses José de Lavor Rolim, os assessores Sérgio Mota, Milton Alves e Felipe Monteiro, a Diretora da EGPCE, Lúcia Maria Gonçalves Siebra, e colaboradores desta instituição.

Os termos assinados visam permitir a mobilização de esforços para desenvolver projetos destinados à implantação do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, bem como outras iniciativas a serem compartilhadas, conforme as peculiaridades de cada instituição, no âmbito da EGPCE, que já desenvolve ações no eixo de Desenvolvimento Sustentável.

a3p02

A relação de proximidade da EGPCE com a Secretaria do Meio Ambiente – SEMA iniciou-se em 2015, com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica com a SEMACE, objetivando a realização de uma série de capacitações, destacando-se o Curso Cadastro Ambiental Rural. Nesta época, a Escola contatou a SEMA, demonstrando seu interesse em aderir ao Programa Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, fato que se consumou nesta data com a assinatura dos termos referidos.

Com a adesão ao Programa A3P, a EGPCE adotará como metodologia constante em suas ações o Manual da Agenda Ambiental na Administração Pública (Cartilha A3P) tendo criado uma comissão interna para desenvolver ações socioambientais, envolvendo os servidores e os colaboradores da instituição na realização de diagnóstico socioambiental. Com isso, espera-se propor estratégias e ações concretas abrangendo: gestão de resíduos sólidos, combate ao desperdício de água e energia, além de outras medidas previstas e identificadas através do diagnostico a ser realizado. 

A SEMA também proverá, através de seus técnicos, o acompanhamento das ações e projetos advindos do acordo firmado e ainda o desenvolvimento de uma série de ações no âmbito do poder público através de ações de conscientização dos servidores, estagiários e terceirizados sobre a importância de se conservar o meio ambiente, reafirmando a importância de se ter responsabilidade no uso correto dos bens e serviços da Administração Pública.

O Acordo de Cooperação Técnica permitirá que as ações de formação da EGPCE cheguem aos diversos setores da administração pública, fortalecendo as políticas públicas relacionadas ao meio ambiente. Portanto, a ação prevista contempla a formação continuada dos agentes públicos, promovendo uma maior conscientização sobre o tema, nos planos individual e da gestão.

Na oportunidade, o secretário Artur Bruno ressaltou a importância do ato, considerando as potencialidades que envolvem a parceria e salientou seu desejo de apresentar projetos futuros que envolvam o Centro Administrativo Cambeba.

O evento foi finalizado com a doação, pela SEMA, de um equipamento de coleta seletiva à EGPCE.

a3p03

Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará
Assessoria de Desenvolvimento Institucional – ADINS
www.egp.ce.gov.br