Ideci, CGE e Escola de Gestão encerram curso sobre SICONV-CE em Quixadá

3 de junho de 2016 - 11:43

Cerca de 40 servidores e técnicos municipais finalizaram, nesta quarta-feira (1), a capacitação de formação em Processo de Transferência de Recursos por meio de Convênios e Congêneres (Siconv-CE), realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (Ideci), em parceria com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) e a Escola de Gestão Pública do Estado (EGP). O curso objetiva capacitá-los sobre a legislação de transferência de recursos por meio de convênios e congêneres, com a utilização dos sistemas informatizados.

Com duração de três dias, os alunos trabalharam com o próprio sistema Siconv-CE, de forma prática e monitorada, nos laboratórios da sede da Crede 12, no município de Quixadá. Além disso, tiveram acesso a detalhes da visão geral do macroprocesso de transferências voluntárias de recursos, legislações, decretos e informações específicas sobre o sistema de convênios e congêneres do Estado. As aulas foram ministradas pelo auditor de Controle Interno da CGE, Rogério Mourão.

A assessora da Gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) de Capistrano, Erika Medeiros, destaca a importância do curso. “Essa oportunidade que o Estado está proporcionando é de grande valia para os municípios, pois esse curso nos possibilita uma formação mais prática, esclarecendo todas as dificuldades que tínhamos ao manusear o sistema”, disse.

Participaram da capacitação os municípios de Aracoiaba, Aratuba, Banabuiú, Baturité, Boa Viagem, Capistrano, Canindé, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Madalena, Ocara, Pedra Branca, Senador Pompeu, Quixadá e Quixeramobim.

Siconv-CE

O Sistema de Convênios e Congêneres do Ceará (Siconv-CE) é uma ferramenta tecnológica desenvolvida para auxiliar a transferência de recursos financeiros pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual por meio de convênios e instrumentos congêneres em prol da execução de ações em parceria com entes e entidades públicas, pessoas jurídicas de direito privado e pessoas físicas. A CGE é o órgão responsável pelo gerenciamento desse sistema.

O Ideci, cumprindo a sua missão de fortalecer institucionalmente os municípios cearenses, promove, coordena e apoia o intercâmbio e a participação de servidores e agentes municipais em eventos voltados para o fortalecimento da gestão pública municipal relacionada com os seus objetivos, por meio da gerência de Desenvolvimento de Pessoas para os Municípios.

02.06.2016

Assessoria de Imprensa do IDECI