EGPCE oferece capacitação sobre “Técnicas de Organização de Arquivo”

21 de junho de 2016 - 17:53

Como parte integrante de seu eixo de formação “Administrativo-financeiro”, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará – EGPCE, ofereceu, entre os dias 13/06 e 17/06, o curso “Técnicas de Organização de Arquivo”.

Ofertada com carga horária de vinte horas-aula, a capacitação contemplou conteúdos específicos e aspectos relevantes para o cotidiano das instituições públicas tais como, introdução à arquivologia, gestão de documentos, diagnóstico e avaliação documental, descrição e organização de arquivos públicos, preservação digital.

O objetivo proposto era o de capacitar os servidores sobre conceitos, funções e princípios de arquivologia, diferenciações entre arquivo, biblioteca e museu, além de estudar as formas e peculiaridades do gerenciamento de informações.

A capacitação foi conduzida por Rita de Cássia São Paio de Azeredo que é graduada em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense e especialista em Administração da Qualidade pela Universidade Federal do Ceará(UFC). Atualmente é Analista de Tecnologia da Informação Senior da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social. Professora Tutora da Universidade Estadual do Ceará; Instrutora da MRH Gestão e da FIC – Faculdades Integradas do Ceará e da Associação dos Bibliotecários do Ceará.

Para a instrutora, “as políticas de gestão arquivística precisam ser implementadas no estado do Ceará, que ainda não possui cursos de graduação em arquivologia e curso técnico de arquivo. O curso técnico de organização de arquivo oferecido pela EGPCE tenta atender uma demanda existente não só na administração pública estadual como municipal”.

O cursista Ezequiel Pereira pontua que: “a administração pública se materializa em pessoas e documentos. Estes, sobretudo no estado do Ceará, não possuem a devida atenção que merecem, levando conta a importância que possuem. Um curso como de ‘Técnicas de Organização de Arquivos’ é essencial para os servidores públicos, sejam eles da área de arquivo ou não. Devido à carência da administração pública do estado do Ceará e da prefeitura municipal de Fortaleza na área arquivologia pública, um curso como o citado aqui deveria não só permanecer na grade curricular da EGPCE, mas ocorrer com frequência bem maior do que a atual, e também ser ampliado, aprofundado e bem mais difundido. Parabéns à EGP pela iniciativa e à instrutora pelo amplo conhecimento e pela brilhante capacitação”, finaliza.

escolhia_02_modificada escolhida_03_modificada

Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará
Assessoria de Desenvolvimento Institucional-ADINS
www.egp.ce.gov.br