Administração ambiental é motivo de curso na Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará

29 de junho de 2016 - 17:48

 escolhida_02

Desenvolvimento Sustentável é um dos oito eixos de atuação da EGPCE. Na semana de 20 a 24 de junho foi oferecido, como parte das ações do eixo especificado, o curso “Gestão Ambiental na Administração Pública: A3P em ação”. A capacitação, com vinte (20) horas-aula, voltou-se para apresentar ações sustentáveis e a implementação da agenda ambiental na administração pública (A3P). O público presente foi de Servidores/Empregados públicos que buscam um planeta “ecologicamente equilibrado, economicamente viável e socialmente justo”.

O conteúdo abordado envolve as questões ambientais, passando, dentre vários assuntos, pelo uso racional dos recursos naturais e bens públicos, as contratações públicas sustentáveis, a implantação e certificações e selos A3P, qualidade de vida no ambiente de trabalho, além de outros aspectos.

Conduziram a formação:

Felipe Antônio Dantas Monteiro que é Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) pela UFC, com graduação em Geografia pela UECE e especialização em Ensino da Geografia pela UFC. É Gestor Ambiental da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE). Atualmente está cedido para a Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA). Professor efetivo da SEDUC e do MBA em Gestão Ambiental da FIC-Estácio.

Milton Alves de Oliveira que é Especialista em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela FGF, com Graduação em Administração com Ênfase na Gestão Ambiental pela FADOM – Faculdades Integradas do Centro-Oeste Minas. É Gestor Ambiental da SEMACE (Superintendência Estadual de Meio Ambiente) e atualmente está cedido para SEMA – Secretaria do Meio Ambiente.

Milton Alves, um dos instrutores da formação, avaliou o momento como importante para, “resgatar a sustentabilidade socioambiental na administração pública, tornando-a responsável direta pela implantação da gestão ambiental em suas atividades laborais”. Ideia semelhante é defendida por Felipe Antônio: “a introdução da gestão ambiental no cotidiano das atividades das instituições públicas do estado do Ceará deve ser uma prática constante”.

O cursista Eugênio Pacelli, que é gestor ambiental, comenta que, “quanto mais educação mais sensibilização. Acho bom para não cruzarmos os braços e esperar pelo governo ou pelos outros. Nós mesmos devemos colocar as mãos na massa e dar exemplo. Fico contente que a EGPCE tenha tido essa iniciativa de ação com os gestores principais com relação ao tema”.

Francisco Irlam conclui dizendo, “este curso é muito importante para desenvolver ou despertar no servidor a vontade de fazer a diferença quanto as questões ambientais. Fazer com que haja, em sua instituição, uma política de gestão sustentável, visando dar uma melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho e promover a economia dos recursos naturais”, finaliza o cursista.

O curso foi finalizado com a apresentação dos cursistas de experiências que já estão sendo praticadas no serviço público. A primeira experiência apresentada, por Samara de Paula Miranda, foi da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). O projeto chama-se “Cidadania e Consumo Sustentável: nossas escolhas fazem a diferença” agraciado com a Medalha do Mérito Funcional de 2012. Da Assembleia Legislativa, Eugênio Pacelli ressaltou a existência de um espaço para adoção de práticas associadas a A3P.

Os técnicos da EGPCE Palmina Alda e Carlos Augusto Santana conduziram a apresentação sobre o programa para gerenciamento de documentos utilizado na instituição, com índices consideráveis de redução do consumo de papel em face a adoção da medida. O software é conhecido pelo nome de “Geradoc”. Sua implantação foi fruto de uma parceria com a Academia Estadual de Segurança Pública – AESP, seu idealizador, Major Bombeiro Militar Tarso de Castro e sua equipe. Além disso as ações internas em andamento como o de coletores de pilhas e bateria para reciclagem e a horta fitoterápica foram destacados como experiências simples e eficazes.

Escolhida_03 escolhida_04

Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará
Assessoria de Desenvolvimento Institucional-ADINS
www.egp.ce.gov.br