Gestão Arquivística de Documentos Públicos foi tema de palestra realizada na Seplag

12 de setembro de 2016 - 11:16

Na última terça-feira (06/09), a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará – EGPCE promoveu, no auditório da Seplag – Secretaria do Planejamento e Gestão, a palestra Gestão Arquivística de Documentos Públicos. O encontro recebeu cerca de 80 participantes, dentre gestores, colaboradores e servidores do executivo municipal e estadual que trabalham com o arquivamento e preservação de documentos públicos.

Na ocasião, as palestrantes, Regina Célia Campos e Rita de Cássia Esteves, ressaltaram a importância de criar mecanismos para incentivar a formação de profissionais de arquivologia no Ceará, uma vez que, atualmente, ainda não existem cursos de graduação nessa área sendo ofertados no Estado.

Além da formação profissional, outro ponto abordado durante o evento foi a valorização dos documentos públicos e suas contribuições para o acesso à informação e preservação da memória em instituições. Arquivos contam história, desta forma, a ausência de um documento abre uma lacuna que pode gerar desconfiança quanto aos processos administrativos realizados.

Segundo a arquivista Rita de Cássia, o poder público tem papel fundamental na conservação dos documentos públicos, sejam eles convencionais ou digitais. “Alguns documentos precisam ser guardados. Documentos que consolidam outros têm valor para a memória e são fonte para história”, completou.

Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará
Assessoria de Desenvolvimento Institucional-ADINS