Cursistas recebem material educativo da Campanha Todos pela Água

15 de setembro de 2016 - 12:17

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – Funceme, o Ceará passa pela seca mais grave desde 1910. Diante disso, a Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará – EGPCE aderiu à Campanha Todos Pela Água. 

A campanha é uma inciativa do Governo do Estado que pretende engajar os cearenses para o uso consciente da água e estabelece planos e investimentos para a melhor gestão dos recursos hídricos. Além de sensibilizar nossos servidores e colaboradores para a importância de fazermos a nossa parte, repensando o consumo, a EGPCE também está entregando aos cursistas o material educativo da Campanha Todos pela Água, disponibilizado pela Cagece – Companhia de Água e Esgoto do Ceará.

E para facilitar o acesso do cidadão aos detalhes a respeito desse longo período de escassez, a Cagece preparou um hotsite que reúne conteúdos e material da campanha para dowloand. Através da página www.cagece.com.br/todospelaagua o cearense encontrará informações e dicas que auxiliam a economizar água nas atividades do cotidiano.

Campanha Todos pela Água
Dos vários setores impactados com a seca prolongada, o de recursos hídricos é sem dúvidas o que mais precisa de atenção. O Ceará tem, em 12 de setembro de 2016, somente 9,6% de água disponível nos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A situação é mais grave do que pode parecer, pois este nível de água deve baixar até dezembro, já que no segundo semestre praticamente não chove no Estado.

Se não há perspectivas de recarga nos açudes até o fim de 2016, é hora de todos nós cearenses repensarmos a forma de utilizar água e evitarmos desperdícios. Como forma de promover o engajamento da população para o uso consciente da água, o Governo do Estado iniciou a campanha Todos pela Água, com forte apelo de sensibilização para a dificuldade de oferta hídrica.

Além disso, a Campanha Todos pela Água apresenta o Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Fortaleza, instrumento elaborado em parceria com diversos órgãos. As ações do Governo do Estado, em parceria com a Cagece, Cogerh e Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), com apoio da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e Secretaria das Cidades, têm como objetivo reduzir em 20% o consumo de água, com investimentos previstos em R$ 72,1 milhões. São elas:
– Reforço no combate às perdas de água (fraudes e vazamentos);
– Perfuração de novos poços e manutenção dos já existentes em áreas críticas de abastecimento e em equipamentos públicos (saúde, educação e segurança);
– Perfuração de poços no Pecém;
– Aproveitamento do sistema hídrico do Cauípe;
– Aproveitamento do açude Maranguapinho;
– Reúso das águas de lavagem dos filtros da Estação de Tratamento de Água do Gavião;
– Captação pressurizada de água no açude Gavião;
– Reforço no abastecimento de Aquiraz com implantação de adutora de água tratada;
– Revisão da meta da Tarifa de Contingência (aumento da meta de economia de água pela população de 10% para 20%);
– Redução da oferta de água em 20% para indústrias da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF);
– Plano de Comunicação.~

15.09.2016

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Funceme e Cagece

Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará 
Assessoria de Desenvolvimento Institucional-ADINS 
www.egp.ce.gov.br