EGPCE assina Termo de Cooperação Técnica entre as instituições da Rede de Escolas

22 de novembro de 2016 - 15:40

A perspectiva é que a cooperação intensifique o intercâmbio de conhecimento e experiências entre as Escolas, a fim de aprimorar a capacitação e formação dos servidores públicos do Ceará.

Na última sexta-feira (18/11), a diretora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), Lúcia Siebra, assinou o Termo de Cooperação Técnica que celebra a cooperação mútua entre as doze instituições da Rede Estadual de Escolas no processo de capacitação de servidores públicos do Estado. A assinatura ocorreu durante o Seminário Ética e Transparência na Gestão Pública.

O evento, promovido pelo Tribunal de Contas de Estado do Ceará (TCE), em parceria com Rede Estadual de Escolas de Governo do Estado do Ceará, por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC), também abordou, através das palestras, temas que permeiam a administração pública brasileira, como Produtividade no setor público: o papel das instituições e A importância e a necessidade da ética para o bem viver em sociedade.

Termo de Cooperação

Com a assinatura do Termo, a perspectiva é que essa cooperação intensifique o diálogo e colaboratividade entre as Escolas participantes da Rede. Segundo a diretora executiva do Instituto Plácido Castelo (IPC) e coordenadora-geral da Rede de Escolas, Hilária Barreto, o Acordo, que terá duração de dois anos e objetiva promover seminários, simpósios, encontros, eventos, cursos e atividades de capacitação e formação para servidores do Estado do Ceará, fortalece a parceria entre as Escolas Estaduais.

Para o presidente do TCE Ceará, Edilberto Pontes, a existência da Rede de Escolas de Governo é fundamental. “Escola é um centro de formação e Rede é o conjunto de Escolas coordenando em prol de um bem comum. Sempre será melhor somarmos forças e informações em vez de atuarmos sozinhos.”

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará valoriza essa colaboração entre as instituições parceiras, pois reconhece, também, que através do intercâmbio do conhecimento e experiências os atores públicos serão capazes de se inserir na sociedade, compreendendo suas novas exigências e seus novos paradigmas ao desenvolvimento institucional e da gestão pública, atuando com transparência, legalidade e economicidade.

Rede de Escolas

Criada em 2010, a Rede de Escolas do Governo do Estado do Ceará é uma estratégia de articulação, troca de experiências, debates coletivos e construção de conhecimento, com vista a implantação e aprimoramento das políticas de formação e educação permanente para os trabalhadores do serviço público.

Atualmente, doze instituições, que contemplam o poder executivo, legislativo e judiciário, compõem a Rede, sendo elas: Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE), Escola de Gestão Penitenciária e Formação para Ressocialização (EGPR), Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP), Instituto Plácido Castelo (IPC), Universidade do Parlamento (UNIPACE), Defensoria Pública Geral do Estado, Escola Superior de Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará (ESPC), Escola Judiciária Eleitoral do Ceará (EJE), Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP-CE), Instituto Escola Waldemar Alcântara (IESWA) e o Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh).

Clique qui e saiba mais sobre a Rede de Escolas.

*Com informações da Assessoria do TCE

22.11.2016
Assessoria de Desenvolvimento Institucional-ADINS
www.egp.ce.gov.br