Escola de Gestão Pública capacita servidores para implementação de projetos

22 de novembro de 2016 - 17:27

De 7 a 21 de novembro, servidores exercitaram ferramentas e técnicas propostas pela metodologia ativa do curso de Planejamento e Gestão de Projetos, que foi elaborado pela Escola de Gestão Pública do Ceará (EGPCE).

A turma foi composta por gestores e membros de equipes que atuam com projetos na Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Secretaria da Saúde (Sesa), Secretaria do Turismo (Setur), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE).

Ministrada pelo mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o professor Marcus Antonio Almeida, a formação teve o total de 40 horas-aula de duração, e seguiu uma abordagem de conceitos que tinham o objetivo de contemplar a realidade de trabalho dos participantes.

Teoria aliada à prática

Marcus Antonio esclareceu que a metodologia ativa constitui-se em atividades que buscam aliar conceitos à experiência prática. Para facilitar a assimilação do conteúdo, desde a identificação de projetos até a avaliação de resultados, o professor trouxe projetos reais para serem analisados durante as aulas. “Eu passei estudos de casos, apresentei cinco projetos reais do Governo do Estado, e foi interessante, porque os alunos conseguiram identificar as características essenciais, dando uma resposta interessante para o resultado esperado. Eles puderam construir conhecimento através da atividade prática”, pontuou.

Ele ainda explicou que por mais que os servidores tenham vivência com projetos no seu dia a dia de trabalho, muitos não têm o conceito formal, por isso, a parte inicial do curso preocupou-se em trabalhar com fundamentos e processos de gestão de projetos, ensinados de uma forma genérica para que possam abranger projetos de qualquer natureza.

Um dos materiais utilizados foi o Manual de Gerenciamento do Governo do Estado do Ceará, disponibilizado pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag).

cursoplanejamentonov

Transformando ideias em projetos

A equipe do escritório da qualidade do Hospital Gonzaga Mota (HGM), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, participou do curso com a perspectiva de transformar as ideias que trouxeram para a sala de aula em projeto bem estruturado. E os servidores garantem que, com base nos conceitos e orientações, o Plano de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica do Hospital Gonzaga Mota já está pronto para ser colocado em prática.

A coordenadora do escritório da qualidade do HGM, Raimunda Inês, avaliou que metodologia é indicada para todos que trabalham com o planejamento e gestão de projetos. “Esse curso deve ser feito por todo mundo que trabalha na gestão fizesse, para compreender o projeto e suas fases, e até mesmo para escolher melhor a sua equipe de trabalho”, afirmou.

Próximos Cursos

A EGPCE vai ofertar mais duas capacitações na área de gestão de projetos. Os dois próximos cursos estão previstos para o final de novembro e começo dezembro, Gestão de Projetos com foco e Metodologias Ágeis e Gestão Inovadora de Projetos serão os temas abordados.

22.11.2016
Assessoria de Desenvolvimento Institucional-ADINS