EGPCE participa do III Encontro de Educação Aberta, Pública e a Distância do Ceará promovido pelo CED

23 de novembro de 2016 - 11:19

A Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE) participou do III Encontro de Educação Aberta, Pública e a Distância do Ceará, no dia 19 de novembro, em Sobral. O evento reuniu profissionais da área da educação básica e superior, pesquisadores e estudantes com o objetivo de discutir as metodologias, experiências e inovações no campo da educação a distância.

Promovido pelo Centro de Educação a Distância do Ceará (CED), a iniciativa contou com a parceria da Universidade Federal do Ceará – UFC/COMFOR, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), da Universidade Regional do Cariri (URCA) e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

O coordenador pedagógico da EGPCE, Daniel Marinho Almeida, convidado para participar do encerramento do III EADCE, esteve presente na mesa redonda que abordou as Experiências Governamentais de Educação a Distância no Ceará, e, representando também a Rede Estadual de Escolas de Governo, apresentou ao público a palestra Educação a Distância na Rede Estadual de Escolas de Governo do Ceará: percepção do contexto presente para projeção de ações futuras. A palestra é produto de uma pesquisa realizada pela EGPCE, em parceria com a Universidade do Parlamento (UNIPACE) e o Instituto Escola Waldemar Alcântara (IESWA), a fim de traçar o perfil da oferta de EaD (Educação a Distância) pelas escolas de governo que compõem a Rede.

Segundo Daniel, a organização das escolas de governo em Rede tem ampliado as oportunidades de oferta de educação corporativa para os servidores públicos do estado do Ceará e tem possibilitado a troca de experiências com o ambiente profissional e acadêmico, movimento este que se torna bastante importante para aprimorar a construção dos saberes no campo macro da educação e no do conhecimento corporativo da gestão pública.

Atualmente, a Rede de Escolas conta com doze instituições que oferecem diversos cursos nas modalidades presencial, a distância e semipresenciais com o objetivo de promover uma formação ampla e de qualidade para os servidores dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

Novidades no III EADCE

A edição deste ano trouxe duas novidades positivas para facilitar a apresentação dos trabalhos e inclusão do público interessado em participar da programação. Os trabalhos inscritos puderam ser apresentados por meio de Skype, Hangouts e videoconferência, e as mesas redondas e palestras foram transmitidas em tempo real através da página do CED no Facebook, proporcionando o compartilhamento do que estava sendo debatido durante o evento.

23.11.2016
Assessoria de Desenvolvimento Institucional-ADINS
www.egp.ce.gov.br